A pandemia do novo coronavírus e, consequentemente, a atual crise econômica modificaram a forma de consumo da população, que vem enfrentando dificuldades para abastecer a despensa. Além da diminuição da renda, o risco de contaminação pelo vírus está fazendo com que as pessoas reduzam a frequência aos supermercados e ampliem as compras para manter o abastecimento por mais tempo.
E é pensando nesse público que algumas redes de supermercado estão ampliando as suas opções de pagamento. No Atakadão Atakarejo, rede de supermercado com 23 lojas na Bahia, a estratégia utilizada foi o parcelamento nos cartões de crédito em até dez vezes, a depender do setor. Varia de celulares, eletrodomésticos, utilidades domésticas, brinquedos, entre outros. Já os alimentos podem ser parcelados em até duas vezes sem juros, em todos os cartões com parcela mínima de R$ 20,00.
De acordo com o diretor Comercial e de Marketing, Milton Amorim, estratégias como essa são importantes para facilitar a vida dos consumidores nesse momento de crise. “A gente visa ajudar os nossos clientes, que neste momento estão passando por dificuldades por conta da pandemia. A ideia realmente é ajudar os clientes, para que eles possam se abastecer de alimentos, sem tanto impacto no orçamento financeiro”, explica. Ele também ressalta que os itens de Páscoa, como ovos de chocolate, bacalhau, vinhos e outros produtos tradicionais da semana santa também poderão ser comprados de forma parcelada, para facilitar a presença desses itens na mesa do consumidor nessa época tão importante do ano. O parcelamento em toda a loja é válido, inicialmente, apenas para o mês de março.