Estudante quilombola leva moda afro para evento de empreendedorismo, na UEFS

Trabalho foi apresentado na Jornada Interdisciplinar do Empreendedor Contábil 2024

Foto: Bruno Fonseca

Um estudante de origem quilombola foi um dos destaques da 23ª edição da Jornada Interdisciplinar do Empreendedor Contábil, evento realizado no dia 8 de outubro, no auditório da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), com participação da comunidade acadêmica e público externo.

Natural do quilombo da Matinha dos Pretos, o aluno do 8⁰ semestre de Ciências Contábeis, Bruno Fonseca, liderou uma equipe responsável pela criação de um projeto que culminou na salvaguarda da moda afro, com peças de roupas inspiradas na cultura de sua comunidade, que fica a cerca de 15 Km do Centro de Feira. Intitulado “Afro Chic”, o empreendimento fictício trouxe uma identidade visual conectada às raízes negras, denotada pelas estampas e paleta de cores, e apoiada num embasamento técnico e social do curso.

“O curso de Ciências Contábeis naturalmente não abre muito espaço para se refletir questões ligadas às pautas raciais. Então vi nesse evento uma oportunidade de celebrar a minha identidade quilombola criando um projeto empreendedor que coloque os agentes dessa comunidade em evidência, sem deixar de lado o exercício de desenvolver o espírito empreendedor”, disse Bruno.

O evento foi organizado pela professora Marcly Pizzani e discentes da disciplina de Jogos de Empresas, com apoio do Departamento de Ciências Sociais (DCIS), Colegiado de Ciências Contábeis e Diretório Acadêmico.