Cerca de 11 milhões de eleitores devem comparecer às urnas no dia 6 de outubro. Para garantir a segurança e a ordem pública, todo efetivo da Polícia Militar da Bahia estará empregado nos 417 municípios do Estado, mediante a realização de policiamento ostensivo em todas as suas modalidades, incluindo escoltas de urnas, radiopatrulhamento e patrulhamento em todas as zonas eleitorais, bem como outros pontos de interesse das autoridades eleitorais e eventos políticos.
Estarão empregados 24.298 policiais militares de unidade operacionais convencionais e administrativas e 4.908 pms de unidade operacionais especializadas, totalizando 29.206 militares. Serão utilizadas 1.360 viaturas no processo de escoltas e policiamento ostensivo, com o investimento de R$ 1,02 milhão em diárias para tropa.
Além de reuniões e palestras com representantes do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia e do Ministério Público Federal, o efetivo recebeu capacitação acerca da caracterização dos principais crimes eleitorais.
Escoltas de urnas em todo estado
As tropas dos Comandos de Policiamento Especial (CPE) e Policiamento em Missões Especiais (CPME) serão responsáveis pelas escoltas das urnas das eleições. As unidades de áreas realizarão as escoltas das escolas dentro dos respectivos Comandos de Policiamento Regionais (CPR’s). No total, serão realizadas 85 rotas a partir do Centro de Distribuição do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Todos os municípios contarão com, pelo menos, um oficial coordenador de segurança. Serão designados ainda oficiais do último posto da corporação para reforçar o acompanhamento do processo eleitoral em algumas cidades-chave, além dos coronéis à frente dos CPR’s, onde há expectativa de maiores demandas. São elas: Alagoinhas, Irecê, Jequié, Porto Seguro, Serrinha e Vera Cruz.
No decorrer do dia, serão produzidos relatórios com atualizações de hora em hora e um preposto da PMBA acompanhará as informações do Centro de Comando de Operações nas Eleições, no TRE.