Prefeitura entrega Ginásio Joselito Amorim completamente revitalizado

A recuperação do piso e melhorias na infraestrutura foram consideradas mudanças mais significativas

Foto: Izinaldo Barreto/Secom/PMFS

A Prefeitura de Feira de Santana entregou à comunidade o Ginásio de Esportes Joselito Amorim completamente revitalizado neste sábado (14). O ato contou com a presença do prefeito Colbert Martins Filho, de secretários municipais e representantes do esporte. O investimento foi em torno de R$ 1 milhão.

Entre as principais melhorias, destacam-se a recuperação do telhado e arquibancada, a troca do piso da quadra, a renovação do sistema hidráulico e sanitário – com instalação de vaso sanitário, mictório e chuveiro – a pintura completa do ginásio e a modernização do sistema de iluminação e parte elétrica. Além disso, o local dispõe de modernos equipamentos de segurança com monitoramento por câmeras.

O prefeito Colbert Martins Filho destacou a importância do equipamento municipal para a comunidade e para o desenvolvimento da prática esportiva.

“Este ginásio é extremamente importante para a comunidade e para os alunos do colégio municipal. Queremos que o local seja utilizado para atividades físicas por todos, incluindo mães, pais e crianças. Estamos desenvolvendo um projeto para que estudantes de Educação Física possam monitorar essas atividades”, afirmou.

Colbert Martins Filho também mencionou outros investimentos em esporte, como a criação da Superintendência Municipal de Esportes e a recuperação de mais de 22 praças esportivas e campos de futebol, além da reforma do Ginásio Oyama Pinto.

“Estamos revitalizando diversos espaços, inclusive haverá um campo com grama artificial no bairro Queimadinha. Feira de Santana conta com vários espaços nas unidades escolares, e estamos adaptando os equipamentos municipais para garantir o acesso a todos”, ressaltou.

Durante o evento, o prefeito anunciou a criação de uma Parceria Público-Privada (PPP) para transformar o estádio Joia da Princesa em uma arena multiuso poliesportiva. “Isso representará um grande avanço para o esporte em Feira de Santana. O estádio atualmente é utilizado por menos da metade do ano, e a proposta visa torná-lo autossustentável, reduzindo os custos de manutenção e oferecendo um espaço versátil para todos”, explicou.

O superintendente de Esportes, Carlos Macedo, mais conhecido como Carlinhos de Missuca, descreveu o momento como emocionante. Ele relembra que jogava futsal quando foi aluno do Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim, localizado ao lado do ginásio, na década de 1980.

“Esse ginásio é um patrimônio, fez e faz parte da história de muitos feirenses. É com muita alegria e satisfação que entregamos o equipamento completamente reformado”, observa o superintendente de Esportes.

O diretor de Esportes da Associação Feirense de Basquete, Gastão Assis, citou a troca do piso como uma das mudanças significativas.

“Antes, o piso não tinha uma estrutura adequada e se deteriorava com a umidade. Agora, temos um piso de alta qualidade e melhorias na infraestrutura, incluindo elétrica e hidráulica. A obra não foi resumida apenas em uma nova pintura, mas sim melhorias na infraestrutura e pequenas coisas que não são visíveis. A entrega do ginásio representa um retorno para casa”, observa.

Gastão Assis, professor de basquete desde 1981, acredita que o ginásio pode sediar competições nacionais e destacou o incentivo ao esporte para os jovens.

Partidas de vôlei masculino e feminino abriram as atividades no ginásio. Sara Ainsworth, professora do Centro de Treinamento Rosângela Oliveira, que tem 30 anos de experiência no voleibol, expressou sua satisfação com a reinauguração. “Todos os campeonatos em que participei ocorreram aqui. Estamos muito felizes em ver este local de volta, especialmente para nós mulheres, que estamos cada vez mais dominando este espaço”, afirmou.

Histórico
O Ginásio Municipal Joselito Amorim é uma das mais antigas instituições de Feira de Santana. Foi criado através da lei municipal de nº 325, de 26 de abril de 1961, mas só começou a funcionar no dia 17 de abril de 1963, inaugurado pelo então prefeito Francisco Pinto.

As informações são da Secretaria de Comunicação Social (Secom).