Artesanato da Bahia faz balanço positivo em atuação no São João

Lounge montado no Parque de Exposições, em Salvador, recebeu visitantes

Foto: Diego Andrade

O lounge do Artesanato da Bahia superou expectativa de visitação em seu segundo ano de participação no São João da Bahia, realizado em três ciclos no Parque de Exposições. Encerrado nesta terça-feira (02), dia da Independência da Bahia, a presença do estande foi totalmente positiva para divulgar a marca em um dos maiores eventos juninos do país. Durante 12 dias, o público se encantou com a colorida decoração junina, os espaços instagramáveis e, principalmente, pela originalidade e qualidade dos produtos artesanais criados por artesãs e artesãos baianos.

O estande alcançou seu objetivo de divulgar e comercializar a marca, recebendo um fluxo intenso de turistas e de baianos. As metas de vendas foram alcançadas com sucesso, devido ao encantamento das pessoas pelos produtos artesanais. Os itens mais vendidos foram os souvenirs de decoração e utilitários, especialmente procurados pelos turistas que desejavam levar uma lembrança da Bahia, e os acessórios, como brincos, colares, bolsas e pulseiras, que podiam ser usados após a compra.
“Estou amando tudo. Adoro artesanato e estes da Bahia são lindos. É a minha primeira vez aqui em Salvador e, mesmo numa festa, parei para comprar três quadros para levar de lembrança”, conta a paulista Dayane, afirmando que iria conhecer a loja da Casa Artesanato da Bahia, no Porto da Barra, onde está hospedada.

No camarote e em diversas áreas do Parque de Exposições, o público recebeu de forma muito positiva as ações de promoção da marca Artesanato da Bahia. As pessoas foram presenteadas com coloridos copos biodegradáveis. Nos bastidores, a ação foi aprovada por artistas e influencers, que não pouparam elogios ao receberem as sacolas com peças artesanais, além de copos feitos de cerâmica e madeira.
“É o Artesanato da Bahia presente também no São João. Aqui, firmamos a imagem importante desta marca baiana, da formação cultural do nosso estado”, afirmou Davidson Magalhães, secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes. Já Weslen Moreira, coordenador de Fomento ao Artesanato, agradeceu a todos que contribuíram para o sucesso do lounge. “Gratidão total. Quero agradecer às diversas personalidades, artistas, influenciadores e ao público em geral que acolheram o Artesanato da Bahia. Várias personalidades nos prestigiaram, receberam os presentes e disseram sim a essa bela jornada ancestral de homens e mulheres. Espero que todos continuem prestigiando a nossa cultura popular”.

Muitos artistas demonstraram um encantamento pelo artesanato feito por mulheres e homens da Bahia, Entre eles, Pablo, Vitor Fernandez, Mari Fernandez, Flávio José, João Gomes, Zé Vaqueiro, Leo Estakazero, Xand, Avião, Rafa e Pipo, Silvanno Salles Wesley Safadão, Simone Mendes, Dan Valente, Iguinho e Lulinha, Pedro Libe e Lincoln.

A participação do Artesanato da Bahia no São João da Bahia é uma ação SETRE, por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato – CFA, em parceria com a Associação Fábrica Cultural. O Artesanato da Bahia conta com o apoio da SUFOTUR