O governador Jerônimo Rodrigues (PT) divulgou na noite desta terça-feira (9), durante evento no Centro de Cultura Amélio Amorim, os investimentos e as atrações apoiadas pelo Governo do Estado para a Micareta de Feira 2024. A folia acontecerá de 18 a 21 de abril, além do arrastão na segunda-feira, dia 22.
Daniela Mercury, Adelmário Coelho, Ayla Menezes, Maryzelia, Paula Sanfer, Mônica Sangalo, Márcia Porto, Carol Pereyr e Marcionilio; e os grupos Saiddy Bamba, Male Debale, Filhos de Gandhy, Banda Didá e Camutiê vão agitar o Circuito Maneca Ferreira. Esse ano, Roça Sound vai fazer um arrastão na segunda-feira (22), junto com Thiago Aquino – atração contratada pela Prefeitura de Feira.
Inédito – O Estado promoverá ainda festas pré-micareta na cidade. No próximo sábado (13), o distrito de Humildes receberá um esquenta com Parangolé, Dionorina, Afropop e Girlan Suzart. Já no domingo (14), o distrito de São José terá Pisirico, Cescé Amorim e Samba Duro Baraúna.
Este ano, o Governo do Estado vai homenagear o cantor e compositor Jorge de Angélica, ícone do reggae do município e da Bahia, que morreu no ano passado (veja aqui). Diversas ações para a Segurança, Saúde, proteção aos Direitos Humanos, Cultura e Turismo serão realizadas durante a folia.
Governo garante maior esquema de segurança da história da Micareta de Feira – A Operação da Segurança Pública vai contar com um efetivo de cerca de 9,5 mil agentes, entre policiais militares, civis, penais, da Polícia Técnica, do Corpo de Bombeiros Militares e servidores da própria Secretaria da Segurança Pública. Ao todo, serão montadas 74 estruturas, sendo 45 postos elevados de observação – 32 da Polícia Militar e 13 do Corpo de Bombeiros -, sete postos da Polícia Civil, dois da Polícia Técnica e seis da SSP, além de 31 postos policiais.
Ações de saúde – De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), 470 plantões planejados irão reforçar a assistência, acompanhar e atender à população durante os dias da festa. A Vigilância à Saúde vai manter um estande de testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e distribuir 500 mil preservativos, além de materiais informativos, para prevenir a propagação de doenças e a gravidez indesejada. Os foliões contam ainda com o Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas, que será imediatamente acionado em caso de desastres ou emergência com múltiplas vítimas.
Combate ao trabalho infantil – Durante o período de folia, a Seades também vai desenvolver a campanha Proteja Bahia, contra o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A equipe itinerante da campanha estará presente no circuito, nas proximidades e portais de acesso à cidade, para distribuir material informativo e divulgar ao público canais de denúncia contra a violação dos direitos infantis.