Após um encontro na manhã desta quinta-feira (7), em Camaçari, entre empresários, executivos da BYD e o governador do estado, Jerônimo Rodrigues, foi estipulado que a montadora chinesa vai iniciar as obras para erguer a fábrica em solo baiano a partir de fevereiro de 2024. A empresa, que é referência em veículos elétricos, vai ficar instalada na antiga fábrica da Ford, no Polo Industrial de Camaçari. O anúncio foi recebido com entusiasmo pelo pré-candidato a prefeito e líder da oposição no município, Oswaldinho Marcolino (MDB), que participou das tratativas sobre o futuro da fabricante de automóveis na Bahia.
Ex-membro do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari e presidente por duas vezes do Sindicato dos Lojistas de Camaçari e Dias D’Ávila e da Associação Comercial e Empresarial de Camaçari, Oswaldinho esteve ao lado do governador Jerônimo, além de representantes da esfera econômica, como a FIEB, Fecomércio, Sebrae Bahia, Senai, SESI, IEL, ACEC e CDL, e autoridades políticas como o secretário de Relações Institucionais, Luiz Caetano, secretário da Casa Civil, Afonso Florence, a deputada federal Ivoneide Caetano, entre outras lideranças.
“Essa reunião articulada pelo governo do estado visa aproximar os representantes da montadora BYD do empresariado local, criando um ambiente propício para parcerias, com absorção de produtos e serviços das empresas de Camaçari no novo complexo automotivo que está se formando, através da instalação da indústria chinesa de automóveis e caminhões elétricos, além de chassi de ônibus e também tecnologia para baterias. É um salto gigantesco para a indústria de Camaçari, e é também um novo vetor de crescimento para nosso polo industrial. E o mais importante: vai gerar milhares de empregos, oportunidades e desenvolvimento para nossa cidade e toda a região”, comemorou Oswaldinho.
De acordo com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), a expectativa é que o primeiro automóvel seja produzido ainda no fim de 2024 e que a meta estabelecida é de 350 mil veículos por ano. O governador reforçou ainda o compromisso firmado com a montadora de priorizar a mão de obra de Camaçari.
“A gente não pode ser visto apenas como um estado montador de carros. A gente quer que a tecnologia seja gerada e produzida aqui. Solicitamos da BYD que a mão de obra contratada nas mais diversas esferas, como construção, manutenção, serviços gerais e tecnologias viesse de Camaçari, região metropolitana e da Bahia, e eles garantiram que vão se esforçar para isso”, disse.