Quando chega o final do ano, muitas pessoas se preocupam com as calorias extras que irão ingerir, com todas as tentações saborosas que surgem pela frente. Geralmente essas ocasiões vêm recheadas de diversas guloseimas, como tender, peru, pernil, salpicão cheio de maionese, arroz, castanhas, frutas e sempre tem aquele parente que resolve trazer mais uma sobremesa somente por precaução. Difícil de resistir, não?! O problema é que todas essas comidas complicam a tarefa de manter o peso ou emagrecer.
A solução, segundo os especialistas, está em conseguir manter um equilíbrio.“Mantendo o número de refeições durante o dia constantes, conseguimos mais facilmente controlar a quantidade de calorias ingeridas. Por isso, controle ficar ‘beliscando’ aperitivos o dia todo, ou evite pegar um pedaço de carne, toda vez que passar pela mesa. Ao invés disso, sirva-se apenas uma vez quando realmente for fazer a sua refeição”, explica o nutricionista Gabriel Medrado, da Rede Alpha Fitness.
Conseguir fazer um pouco de atividade física por dia será melhor ainda. A atividade física não precisa ser longa, tampouco intensa, mas a consistência permite que o metabolismo mantenha-se acelerado e os quilos não se acumulem tão facilmente.
O lombo de porco e o peru são carnes consideradas saudáveis, mas devem ser consumidas assadas e com cautela. Para uma farofa mais saudável, o bacon e os embutidos devem ser substituídos por frutas secas e castanhas. “É importante que a pessoa já possua o hábito de ter refeições equilibradas em quantidade e qualidade ao longo do dia e faça da ceia natalina uma celebração familiar e não um rodízio em domicílio, ao tentar experimentar a infinidade de pratos que a família preparou”, acrescenta.
Além da comida, é importante ter cuidado com a bebida, pois os refrigerantes fazem mal à saúde e bebidas alcoólicas também possuem calorias que estimulam o ganho de peso. “As bebidas alcoólicas, além de serem calóricas, influenciam no metabolismo de gorduras. Beber um copo de água entre um de cerveja ou vinho é uma dica importante; pois assim a pessoa se mantém hidratada e atenua alguns dos efeitos nocivos do álcool no organismo”, finaliza Gabriel.