Conjuntos semafóricos em alguns principais corredores de tráfego de Feira de Santana já começaram a receber as novas botoeiras digitais com sensor de aproximação. Os equipamentos garantem a acessibilidade por bip sonoro, alerta de voz e leitura em braile.
Com sistema de acionamento touch screen com LED, o pedestre não tem a necessidade de apertar um botão. Basta encostar o dedo no sensor por três segundos para ativar a sinaleira e ter uma travessia segura na faixa.
Os equipamentos foram instalados nas avenidas José Falcão (em frente à Justiça Eleitoral) e Maria Quitéria (em frente à Associação Cristã). Eles estão adequados à resolução 704/2017 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
De acordo com o superintendente de Trânsito, Cleudson Almeida, a programação das botoeiras é feita via cabo de dados por USB integrado ao conjunto semafórico.
“Além de priorizar a mobilidade e a segurança do pedestre no trânsito, as botoeiras digitais otimizam a acessibilidade de deficientes visuais”, afirma.
A tecnologia possibilita aos equipamentos mais tempo de uso, uma vez que reduz danos no sensor de ativação e a ação de vândalos que ocorria nos antigos botões analógicos.
“Também será possível customizar o equipamento controlando o volume sonoro e o horário de funcionamento. São totalmente acessíveis”, pontua o chefe da Divisão de Sinalização e Equipamentos de Tráfego, Herval Borges da Silvia.
As informações são da Secom.