Nesta segunda-feira, 21, começam as aulas, de forma 100% presencial, nas Escolas Municipais. Foram matriculados 53.164 estudantes, entre novos alunos e renovações.
De acordo com o calendário letivo de 2022, aprovado pelo Conselho Municipal de Educação, os estudantes da Educação Municipal terão 200 dias letivos e 800 horas. As aulas seguem até o dia 26 de dezembro.
“Estamos retomando agora o ensino 100% presencial e o cumprimento de 200 dias letivos. É uma nova fase. Em 2021, vivenciamos inúmeros desafios, foram três momentos distintos para a Educação: ensino não presencial, híbrido e presencial. Nossa expectativa é que seja um ano bem avaliado em relação a aquisição de competências e habilidades para o estudante”, avalia a secretária de Educação, professora Anaci Paim.
O ano letivo será dividido em três trimestres: o primeiro de 21/03 a 21/06. O segundo de 04/07 a 23/09 e o terceiro de 26/09 a 26/12, cumprindo assim a carga horária exigida para a educação básica.
Preparativos para a volta às aulas
As 207 escolas da rede municipal estão nos preparativos finais para o retorno. As unidades de ensino passam por intervenções e manutenção na estrutura, como pintura, pequenos reparos e revisão elétrica e hidráulica.
Em breve, novas escolas serão entregues. E com a aprovação do orçamento de 2022 unidades escolares serão construídas ou passarão por reformas de grande porte (reconstrução). O Centro Municipal de Educação Inclusiva, localizado no antigo Feira Tênis Clube, também será inaugurado.
Além disso, a gestão escolar e professores das escolas municipais estão participando da Semana Pedagógica, entre 14 e 18/03. Formação destinada para a organização e orientações específicas sobre o ano letivo.
O quadro de funcionários da Educação também está aumentando. Na última quinta-feira, 17, mais seis professores foram empossados como docentes. O suporte pedagógico será fortalecido com a contratação de estagiários para auxiliar na Educação Infantil e Especial.
Através do programa Tempo de Aprender, os estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental contarão com assistentes de alfabetização em sala de aula. O objetivo do projeto é qualificar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos e acompanhar o rendimento das competências e habilidades compatíveis com cada ano escolar.
“São várias questões positivas que devemos implementar neste ano letivo, é um compromisso que temos com os alunos e a comunidade para promover uma educação de qualidade”, ressalta a secretária Anaci.
As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação