Fim da obrigatoriedade de autoescolas: veja os argumentos a favor e os contra a mudança

As entrevistas mostraram opiniões divididas entre quem vê a proposta como avanço e quem teme prejuízos

Foto: Léo Rodrigues/Desperta Cidade

O Desperta Cidade foi às ruas de Feira de Santana para ouvir a opinião da população sobre a possível dispensa das autoescolas no processo de habilitação. As entrevistas mostraram opiniões divididas entre quem vê a proposta como avanço e quem teme prejuízos na formação dos novos condutores.

O Ministério dos Transportes abriu desde o dia 2 de outubro uma consulta pública que pretende modificar as regras para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A proposta, segundo a pasta, prevê que o candidato possa escolher diferentes formas de se preparar para os exames teórico e prático, que continuarão obrigatórios, como condição para a emissão da CNH.

A ideia é retirar a obrigatoriedade de contratação de autoescolas por parte dos candidatos, que poderão escolher contratar instrutores autônomos credenciados.

A minuta do projeto ficará disponível por 30 dias na plataforma Participa + Brasil, e depois seguirá para análise do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Durante esse período, qualquer cidadão poderá enviar sugestões e contribuições.

Assista: