Assinando um legado transformador no mercado imobiliário da Bahia, a Santa Helena celebra em 2025 meio século de inovação, solidez e desenvolvimento urbano em Salvador e região metropolitana. Com uma trajetória que se entrelaça às histórias que vão da Pituba à Federação e da Graça à Praia do Forte, a construtora reafirma, mais uma vez, a sua capacidade de se reinventar, sem perder os valores erguidos desde a sua fundação, em 28 de julho de 1975.
Referência no setor da construção civil, a Santa Helena se destaca pela atuação pautada na excelência, responsabilidade social e inovação, transformando mais de um milhão de metros quadrados construídos, em experiências para milhares de famílias. Guiada pela assinatura “construindo histórias de futuro”, o compromisso com a transformação é um marco no aniversário de 50 anos da organização, vindo junto à implementação do rebranding estratégico e a modernização da marca.
“Celebrar cinco décadas da Santa Helena é definitivamente um marco na nossa história. Estamos mais modernos, mais conectados do que nunca com o mercado imobiliário baiano e suas necessidades, mas sem nos desprendermos do nosso legado. Estamos felizes em apresentar uma marca que traduz essa evolução, sem perder a essência da nossa história. Cada detalhe das comemorações foi pensado para honrar o que construímos até aqui e projetar, com entusiasmo, nossos próximos passos”, afirma Marcelo Athayde.
Honrando meio século de história e dialogando com a nova geração de clientes e parceiros, a construtora traduz os seus valores com uma linguagem contemporânea e versátil no atual rebranding. Sem abrir mão do seu legado, a rúbrica da SH se faz presente no horizonte baiano e em sua cultura organizacional, reconhecida através de importantes marcos, como o Prêmio ADEMI-BA – vencedora da categoria “Empresa do Ano” em 2024 – e o selo Great Place to Work (GPTW), que certifica internacionalmente empresas com “excelência” em clima organizacional. Levando a mudança de dentro para fora, o reconhecimento global atesta o cuidado com os baianos, sendo um dos pilares centrais da atuação da construtora.
Reconhecendo a sua história e dando início às celebrações mais que especiais, à partir do dia 29 de julho a SH inicia uma série de programações e atividades entre colaboradores, lideranças, clientes, amigos e parceiros, com ações que valorizam o progresso, as memórias e a inovação de uma das mais importantes e tradicionais construtoras do país.
A iniciativa, pensada cuidadosamente, envolve encontros, homenagens, solenidade, ações sociais, práticas de saúde e bem-estar, sustentabilidade e responsabilidade social, a exemplo do novo circuito “MOVE ON”, elaborado pela própria construtora à fim de dialogar com a sua cultura organizacional e a nova identidade da marca. Completa e sensível às demandas da cidade, a agenda comemorativa passa por ações sócio-ambientais envolvendo o reflorestamento de 500 árvores; reforma de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital Martagão Gesteira; doações ao Abrigo São Gabriel; além de uma grade de atividades e ativações com marcas Vidya Studio, Feel Good Company e Move Up, com Bruno Dória e Villa Forma, voltadas à colaboradores, lideranças e parceiros no Palacete Tira-Chapéu.
Circuito ‘MOVE ON’ e a agenda ‘50 anos da Santa Helena’
As atividades da agenda “50 anos da Santa Helena” começam na próxima terça, 29, à partir das 10h, na Igreja de São Lázaro. Na ocasião, será realizada uma ‘Missa em Ação de Graças’ aos 50 anos de legado e tradição da construtora. Marcando uma etapa simbólica e especial da programação, a solenidade acontece na mesma rua em que foi construído o primeiro prédio da Santa Helena, o “Edifício Bosque Suíço”, localizado no bairro da Federação.
Após a procissão de fé, os canteiros de obra da Santa Helena dão lugar às celebrações e festividades entre os dias 30 e 31 de julho, visando o cuidado e o compromisso com o bem-estar da equipe nos mais diversos ambientes de trabalho. Ainda na quinta-feira, 31, um jantar de aniversário entre colaboradores está marcado para acontecer no Sette Restaurante, à partir das 19h, oferecendo brindes, festejos e uma pausa para confraternizações pelos 50 anos de história e conquistas da construtora.
Na sexta-feira, 1, é a vez dos colaboradores se reunirem em torno de uma ação conjunta de sustentabilidade e responsabilidade social. Após uma série de mapeamento e estudos que apontam Salvador como a 2º capital menos arborizada do Brasil, a Santa Helena promoverá o reflorestamento de 500 árvores na zona estratégica do Parque das Dunas, com saída à partir das 13h30 da Federação (sede). A ação reafirma o compromisso empresarial com as práticas de Environmental, Social, and Governance (ESG), contribuindo ativamente para a preservação ambiental e o futuro das próximas gerações.
De olho no futuro, a agenda comemorativa da Santa Helena se encerra no sábado, 2, com o circuito “MOVE ON” marcado para às 8h30 no Palacete Tira-Chapéu. O evento propõe uma manhã voltada ao bem-estar, unindo práticas para corpo e mente. A programação inclui aulas de yoga conduzidas pelo Vidya Studio; experiências sensoriais de saúde e equilíbrio com Lívia Cady, pela Feel Good Company; pilates promovido pela Villa Forma; e treinos funcionais com Bruno Dória, da Move Up. As atividades serão conduzidas pelos profissionais convidados, enquanto o salão central está reservado para momentos de confraternização, com direito ao pocket show especial na voz do cantor Faustão.
Em uma manhã despojada de ativações institucionais, recordações, fotografias em polaroid e memórias afetivas, a responsabilidade social segue pautando as diretrizes da Santa Helena. Além de promover o bem-estar dos colaboradores e convidados, as inscrições para o “MOVE ON” serão realizadas mediante à campanha de doação solidária, arrecadando pacotes de café e latas de leite que serão destinados ao Abrigo São Gabriel, na Boa Viagem.
O encerramento da agenda comemorativa, que envolve encontros, brincadeiras, solenidade e ações sociais, foi elaborada pela própria construtora à fim de dialogar com a cultura corporativa da empresa, valorizando os baianos, o progresso, as memórias e a inovação.
“Esse é um momento bonito de celebração. A Santa Helena chega aos 50 anos se atualizando, modernizando, acompanhando os novos tempos e as novas formas de se comunicar, que hoje são completamente diferentes do que era lá atrás. A marca mudou, ganhou cara nova, mas o que não mudou (e isso é o mais importante), é a nossa essência. Continuamos sendo uma empresa de referência, sólida, que ajuda à construir sonhos e transformar realidades no mercado imobiliário da Bahia”, explica Lula Laranjeira.
Ao escolher práticas que unem afeto e propósito, a Santa Helena reforça a sua identidade nacional histórica, ao passo que assina novos horizontes modernos e sofisticados em Salvador.








