Jovem morre após deslizamento de terra em Salvador; quatro pessoas ficam soterradas

Acidentes ocorreram entre os bairros de Saramandaia e Pernambués na manhã desta quarta-feira (27)

Foto: Reprodução

Um jovem de 23 anos morreu após um deslizamento de terra em Salvador na manhã desta quarta-feira (27). Outras quatro vítimas ficaram soterradas em um segundo ponto de deslizamento, de acordo com o coronel Adson Marchesini, comandante-geral do Corpo de Bombeiros. Três delas já foram resgatadas até as 16h25.

Os acidentes ocorreram entre os bairros de Saramandaia e Pernambués, em meio às fortes chuvas que atingem a cidade desde o fim de semana. Os bombeiros ainda não especificaram a área dos desmoronamentos, mas tratam-se de localidades próximas, na mesma região.

Com o avanço das operações de resgate, equipes da Defesa Civil de Salvador (Codesal), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e outros órgãos da prefeitura e do governo da Bahia atuam no local. A vice-prefeita e secretária de Saúde, Ana Paula Matos, informou que mantém quatro equipes de ambulancia básica e avançada para atender os feridos.

A vítima que não resistiu ao deslizamento é Junior, um rapaz de 23 anos, que estava deitado na cama quando a casa desmoronou. As informações foram confirmadas por uma prima dele em entrevista ao “Bahia Meio Dia”, telejornal da TV Bahia.

Responsável pela operação de resgate nesse trecho, o tenente Guanaes reforçou o apoio da comunidade ao falar com a emissora e disse que o solo está bastante encharcado. Um dos imóveis na área tem “risco total” de desabar, conforme relato do bombeiro, que citou avaliações técnicas feitas pela Secretaria de Infraestrutura e pela Codesal.

“A lama em si não é a principal dificuldade porque estamos acostumados a trabalhar nessas condições adversas. O risco é um novo colapso e novo deslizamento de terra”, ressaltou o tenente.
Por conta disso, os agentes até interromperam o trabalho para evitar novas vítimas, mas já retomaram o serviço, retirando o corpo de Júnior do local. O rapaz deixa dois filhos.

➡️ Ocorrência 02:
Em outro ponto da região, quatro pessoas ficaram soterradas. As vítimas, três delas da mesma família, são:

Diane Andrade, 32 anos, cabeleireira;
– Paulo Andrade, 18 anos, filho de Diane;
– Marcelo Heitor Andrade Mesquita, 6 anos, também filho de Diane;
– Adriano, um homem de 30 anos, morador de uma casa vizinha. Ele saía para trabalhar em uma empresa que emplaca carros quando ocorreu o acidente.

Heitor foi o primeiro a ser resgatado. Inicialmente, os bombeiros retiraram ele dos escombros e as equipes de salvamento prestaram os primeiros socorros na casa de um vizinho. Depois, por volta das 12h30, um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) levou a criança para o Hospital do Subúrbio. O menino precisou ser intubado e, conforme divulgado posteriormente pela Polícia Militar, estava inconsciente, com hemorragia e fratura na pélvis.

Depois, a mãe dele foi resgatada e encaminhada para o Hospital Geral do Estado (HGE). Segundo o coordenador geral do Samu, Ivan Paiva, ela está consciente.

A terceira vítima a ser retirada dos escombros foi Adriano. Os socorristas conseguiram resgatá-lo por volta das 16h. Ainda não se sabe o estado de saúde do homem.

Já Paulo segue sob os escombros. A equipe de reportagem da Rede Bahia apurou que o jovem chegou a chamar por socorro, mas, com o passar do tempo, ele parou de interagir e não é mais ouvidos. Cães farejadores são usados no resgate, que já dura mais de cinco horas.

Fonte: g1