José Ronaldo de Carvalho (União Brasil) retorna ao comando da maior cidade do interior da Bahia. Neste domingo (6), o candidato venceu a disputa acirrada pela prefeitura de Feira de Santana no primeiro turno das eleições municipais divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e vai sentar – mais uma vez – na cadeira de prefeito no Paço Municipal Maria Quitéria. Zé Neto (PT) ficou atrás, na segunda colocação.
LEIA TAMBÉM: Veja a lista de vereadores eleitos e suplentes em Feira de Santana
José Ronaldo recebeu 165.970 votos (50,32%), Zé Neto 154.147 (46,73%) e Carlos Medeiros 9.717 (2,95%).
Foto: Léo Rodrigues/Desperta CidadeO vice-prefeito dele será o deputado estadual Pablo Roberto (PSDB). José Ronaldo e Pablo fizeram campanha em coligação composta por 12 partidos: União, Democracia Cristã, PDT, PL, PMB, PMN, PRTB, PRD, Republicanos, Solidariedade e a federação entre PSDB-Cidadania.
Quem é José Ronaldo
Aos 72 anos, José Ronaldo acumula uma longa trajetória política. Ele se elegeu pela primeira vez em 1982, como vereador. Por mais de duas décadas, seguiu carreira no Legislativo, com mandatos como deputado estadual e federal até que renunciou à cadeira na Câmara para se candidatar à prefeitura.
Venceu pela primeira vez em 2000, repetindo o feito outras três vezes (2004, 2012 e 2016). Em 2018, disputou o governo do estado, mas sem sucesso nas urnas. Atualmente, o político comanda a Federação PSDB-Cidadania na cidade.
Na reta final desta quinta campanha para a prefeitura, José Ronaldo precisou lidar com o luto após a morte do irmão, Antônio Reginal de Carvalho, na última quarta-feira (2). O homem de 85 anos foi enterrado em Paripiranga, terra natal da família do político, no dia seguinte.
LEIA TAMBÉM: Veja a lista de vereadores eleitos e suplentes em Feira de Santana