A Prefeitura de Feira de Santana, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgou uma atualização dos números de casos de dengue por localidade. O distrito de Humildes lidera com 435 casos confirmados, seguido pelo bairro Mangabeira com 318 casos, Tomba com 270 e Conceição com 246.
Neste ano, a Divisão de Vigilância Epidemiológica confirmou um total de 4.163 casos de dengue na cidade, dos quais 14 foram classificados como graves e 614 apresentaram sinais de alarme. A Prefeitura tem intensificado as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, especialmente nas áreas com maior número de criadouros.
Agentes de endemias estão orientando a população a manter os recipientes secos e sem água parada, além de realizarem o bloqueio da cadeia de transmissão do mosquito e o trabalho perifocal, que inclui a aplicação de larvicida em água parada. Denúncias sobre focos do mosquito podem ser feitas através do número 156.
As pessoas que tenham sintomas característicos da dengue no primeiro dia, a exemplo de dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal estar e febre devem fazer o exame para diagnóstico da doença. A SMS orienta que logo no primeiro dia ao identificar os sintomas da dengue, a população deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima para receber orientação. Em casos graves, é recomendado que o paciente busque as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas Municipais.
Os exames são oferecidos gratuitamente no Ambulatório Municipal de Infectologia e no Centro de Saúde Especializada Dr. Leone Coelho Lêda (CSE) de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30, e das 13h30 às 16h. O atendimento é realizado por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento.
As informações são da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Feira de Santana (Secom)