Mutirão de frenectomia atende crianças com problemas de língua presa em Feira de Santana

Ação foi promovida nos Centros de Especialidades Odontológicas

Foto: Thiago Paixão/Secom/PMFS

A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na quarta-feira (29) um mutirão de Frenectomia voltado para crianças de 0 a 12 anos que possuem freio lingual, popularmente conhecido como “língua presa”. A ação foi realizada nos dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) da cidade, onde os pequenos pacientes passaram por uma triagem e, em casos específicos, foram submetidos à cirurgia.

A técnica de enfermagem, Vanusa Nascimento, acompanhou seu filho Benjamin, de três anos, durante o procedimento. Ela compartilhou a experiência de lidar com o problema do freio lingual e sua busca por uma solução.

“Aos nove meses de idade, ele fez uma cirurgia para resolver este problema da língua presa, mas com o tempo o problema voltou e tem atrapalhado o seu desenvolvimento na escola. Assim que fiquei sabendo do mutirão, vim logo buscar ajuda. O atendimento foi bem ágil e agora só aguardo a marcação para realizar a cirurgia,” relatou.

A secretária municipal de Saúde, Cristiane Campos, que também é cirurgiã-dentista, destacou a importância do procedimento.

“A frenectomia minimiza danos importantes para as crianças, como dificuldades na amamentação, mastigação, respiração e fala. Nosso objetivo é proporcionar uma melhor qualidade de vida para essas crianças. Temos o compromisso de garantir assistência à saúde bucal do público infantil, oferecendo soluções para problemas que podem impactar significativamente o desenvolvimento dessas crianças”, salientou.

Os atendimentos nos CEOs foram conduzidos por uma equipe especializada, garantindo que as crianças recebessem o cuidado necessário de forma eficiente e segura.

As informações são da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Feira (Secom)