‘Partiu Estágio’: governo da Bahia abre mais de 6 mil vagas para programa em 2024

Este é o Edital com maior número de oportunidades de estágio desde o lançamento do programa, em 2017.

Foto: Carol Garcia/GOVBA

A Secretaria da Administração (Saeb) publicou, nesta terça-feira (19), o Edital número 01/2024 do programa Partiu Estágio, ofertando 6.193 vagas para universitários que desejam atuar no Estado. Este é o Edital com maior número de oportunidades de estágio desde o lançamento do programa, em 2017. As inscrições dos estudantes também têm novidade nesta edição; serão de forma mais ágil e rápida, pela plataforma de serviços do estado www.ba.gov.br.

O Edital disponibiliza 1.733 vagas para Salvador e outras 4.460 para cidades do interior do estado e da Região Metropolitana da capital. Nesta edição, o programa oferece oportunidade de estágio para estudantes de 126 cursos universitários, distribuídos entre 302 municípios da Bahia e em 60 órgãos do Estado.

Nas redes sociais, o governador Jerônimo Rodrigues comentou a importância da oferta de vagas em diferentes cursos. “São oportunidades na área de Direito, Administração, nutrição, enfermagem e diversas licenciaturas, para fortalecer e estimular a formação de futuros professores e pesquisadores. É o momento de dar oportunidade de fato à juventude que está estudando e precisa de experiência profissional, para desenvolver suas habilidades e conhecimentos”, falou o governador.

Para participar, os estudantes precisam ter idade mínima de 16 anos, residirem no estado da Bahia, ter concluído 50% ou mais da carga horária do curso de graduação e devem estar regularmente matriculados em instituição de nível superior, com sede ou polo situados na Bahia. O curso de graduação pode ser nas modalidades presencial, semipresencial ou Ensino a Distância (EAD).

O Edital do programa concede prioridade aos candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Também são prioritários estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou aqueles que estudaram com bolsa integral na rede privada. O Partiu Estágio prevê 10% das vagas reservadas para estudantes com deficiência, conforme estabelece a Lei federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008.

O estágio tem duração máxima de um ano, sem possibilidade de prorrogação, exceto para os estagiários com deficiência. O programa tem carga horária de 4 horas diárias, com bolsa no valor de R$ 455, além de auxílio transporte e férias remuneradas.

Inscrições
As inscrições vão ser abertas nesta quarta-feira (20/03) e serão realizadas exclusivamente pela plataforma www.ba.gov.br, a partir das 9 horas. O prazo para os interessados realizarem suas inscrições vai até o dia 19 de abril. O estudante deverá efetuar sua inscrição conforme os procedimentos estabelecidos no Edital 01/2024, publicado no Diário Oficial do Estado e disponível no site da Secretaria da Administração (www.saeb.ba.gov.br).

O passo a passo completo para fazer inscrição no Partiu Estágio está no Edital 01/2024. Os candidatos que não possuem cadastro na plataforma www.ba.gov.br precisam fazê-lo antes de realizar a inscrição. O estudante que for selecionado para a vaga de estágio receberá uma mensagem via aplicativo WhatsApp, informando alteração do seu status no site do www.ba.gov.br e deverá acessá-lo para verificar os procedimentos, prazos e a forma da entrega da documentação. A relação dos estudantes selecionados para o Programa Partiu Estágio também será disponibilizada no site da SAEB (http://www.saeb.ba.gov.br).