Estudante de 17 anos morre vítima de dengue grave em Feira de Santana

Adolescente estava internada na UTI do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).

O corpo da adolescente foi sepultado na tarde de domingo (25), no cemitério Jardim das Flores, na BR-116 Norte | Foto: Taiuri Reis/Altos Papos

A adolescente Keziane Mota dos Santos, de 17 anos, moradora do bairro Chácara São Cosme, em Feira de Santana, morreu na tarde de sábado (24), vítima de dengue hemorrágica. A estudante estava internada na UTI do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) há mais de quatro dias.

A informação foi confirmada pelo prefeito Colbert Martins, em entrevista ao programa Cidade em Pauta, nesta segunda-feira (26). “Ontem faleceu uma adolescente de 17 anos que estava internada em UTI há mais de quatro dias e nós temos mais 5 pessoas internadas. Recebi a informação pela coordenadora de epidemiologia da secretaria durante a Caminhada do Perdão. Nós estamos agravando muito esse momento de dengue”, disse Colbert.

Keziane era portadora de hipotireoidismo, e começou a apresentar os sintomas da dengue no dia 19 de fevereiro. O corpo da adolescente foi sepultado na tarde de domingo (25), no cemitério Jardim das Flores, na BR-116 Norte.

Foto: Divulgação

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), o número de casos prováveis de dengue na Bahia atingiu 16.771 em 2024, até o dia 24 de fevereiro. Este dado representa um incremento de quase 100% em relação a 2023, quando, no mesmo período, foram notificados 8.408 casos prováveis. A elevação foi puxada principalmente por municípios como Vitória da Conquista e Feira de Santana, ambos em situação epidêmica. No total 64 municípios estão em situação de epidemia para dengue.

A Bahia já tem quatro vítimas da doença neste ano, oficialmente divulgadas pela Sesab.

A resposta do governo estadual à dengue inclui a aquisição de novos carros de Ultra Baixo Volume (UBV), também conhecidos como fumacês, distribuição de aproximadamente 12 mil kits para os agentes de Combate às Endemias, intensificação dos mutirões de limpeza com o auxílio das forças de segurança e emergência, além da utilização de agentes com bombas costais em diversas cidades.

Desde que iniciou a imunização, em 15 de fevereiro, um total de 3.307 crianças foram imunizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana. A vacinação continua nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Saúde da Família (USFs) e também no auditório da SMS.

É importante ressaltar que para receber as doses, os pais ou responsáveis devem comparecer munidos de documento de identidade, cartão SUS e a caderneta de vacinação da criança, garantindo assim um registro preciso das vacinas recebidas.

A população deve continuar seguindo as recomendações de prevenção, como eliminar água parada, usar repelente e procurar assistência médica ao identificar sintomas da doença. A colaboração de todos é fundamental no combate à dengue.