“São os nossos policiais que estão garantindo a tranquilidade nessa multidão de gente”, destaca Jerônimo sobre a segurança no Carnaval

O governador elogiou a atuação da tropa e ressaltou o empenho das forças e da SSP para garantir o bem-estar dos policiais

Foto: Joá Souza/GOVBA

Em coletiva de imprensa, neste domingo (11), no Campo Grande, o governador Jerônimo Rodrigues exaltou a atuação dos policiais de plantão no Carnaval, relacionando o trabalho realizado pelas forças de segurança à redução dos índices de criminalidade registrados até o momento. Ele também falou do empenho do Governo do Estado em proporcionar o bem-estar da tropa, que trabalha todos os dias garantindo a segurança dos foliões, baianos e turistas.

“São os nossos policiais que estão garantindo a tranquilidade nessa multidão de gente. O zelo e o cuidado da Secretaria de Segurança Pública com a tropa tem nos apresentado resultados positivos. Essa atenção com os policiais que vêm trabalhar todos os dias no circuito é fundamental e estou acompanhando tudo isso em contato permanente com o secretário Werner, o comandante Coutinho e a delegada-geral, Heloísa. Nosso objetivo é que as pessoas se divirtam em paz e harmonia”, destacou Jerônimo.

Tecnologia
O trabalho dos policiais no Carnaval tem tido um suporte importante da tecnologia, com câmeras de Reconhecimento Facial da SSP espalhadas no Carnaval. No sábado (10), nove foragidos da Justiça foram alcançados pela ferramenta nos principais circuitos da folia na capital baiana, e no Carnaporto, na cidade de Porto Seguro. Os criminosos eram procurados por homicídio, tráfico de drogas, associação criminosa, roubo, estupro de vulnerável e pensão alimentícia.

Além de dois homicidas, três criminosos eram procurados por prática de roubo, um por tráfico de drogas e organização criminosa, um por estupro de vulnerável e dois por dívida de pensão alimentícia. No total, a ferramenta atingiu a marca de 15 foragidos da Justiça impedidos de acessar os circuitos das festas, desde o primeiro dia.

Apreensões
Das 19h de sábado (10) às 7h da manhã deste domingo (11), foram retidos 1.653 objetos proibidos nos 42 portais de abordagem dos circuitos do Carnaval, durante a passagem de mais de 1,9 milhão de pessoas, entre elas, a cantora Anitta, que estava disfarçada de personagem de um filme como foliã e passou pela abordagem com bom humor. Em três dias de festa oficial, já são 3.692 objetos retirados de circulação e mais de 4,6 milhões de pessoas que acessaram os portais.

Foram registradas, ainda, 29 ocorrências com drogas, acumulando 96 desde o primeiro dia, além de mais uma prisão em flagrante, desta vez por roubo, totalizando seis nos três dias. Conforme dado da Superintendência de Telecomunicações (Stelecom), foram realizadas oito capturas com reconhecimento facial, totalizando 14 até este domingo (11).