Especialista dá dicas de como preparar o corpo para o verão

Dietas mirabolantes podem parecer o ideal, porém, emagrecer dessa maneira não é saudável.

Educador físico, Nilton Mendes | Foto: Divulgação

Faltando menos de um mês para o verão, as academias começam a receber aquele público “de temporada”. É a hora que esse público busca ajustar alguns hábitos, para se sentir melhor do que nunca, para a estação mais esperada do ano e seus dias mais quentes. Ter hábitos saudáveis e melhorar o corpo para o verão é uma meta para grande parte das pessoas.

Muito além de um “corpo perfeito”, ou um “corpo de verão”, é importante cuidar da saúde, para manter se manter equilibrado e se sentir autoconfiante para curtir não somente uma estação, mas o ano inteiro. “Uma dica importante é não se preparar apenas para o verão, mas para o resto de sua vida. Ao cuidar do corpo, você também estará se prevenindo de doenças como diabetes, hipertensão, colesterol alto e doenças do coração. Além disso, hábitos saudáveis também garantem um envelhecimento mais tranquilo, com menos preocupações e doenças”, explica Nilton Mendes, Coordenador Geral da Rede Alpha Fitness.

Mas para aqueles que estão começando o projeto agora, o especialista traz algumas dicas. A primeira delas é não se desesperar, não ultrapassar seus limites logo na largada e muito mesmo aderir a dietas radicais, que colocam sua saúde e bem-estar em risco. Praticar exercício físico é indispensável para manter o organismo funcionando corretamente e eliminar toxinas, facilitando a perda de gordura. Mas é necessário uma dose de paciência, para que a prática não traga lesões. “Se exercitar não garante um corpo perfeito em poucos dias. Foque na sua saúde e se exercite sempre que puder”, alerta o especialista da Rede Alpha Fitness.

Outra dica é buscar ajuda de um profissional qualificado e, antes de começar as atividades, conversar com seu médico, para entender possíveis limitações. O ideal é tentar manter 150 minutos de atividades físicas moderadas, divididos por cinco dias na semana, e três dias de treinos de força. “Dessa forma, você equilibra o corpo e ganha saúde, mantém o metabolismo funcionando melhor e vai entrando em forma”, diz Nilton.

Dietas mirabolantes podem parecer o ideal, porém, emagrecer dessa maneira não é saudável. A dica do especialista é buscar orientação individualizada com um nutricionista, que vai entender seu contexto e prescrever uma alimentação adequada ao seu corpo. Outra dica de Nilton é sobre o consumo de água. A hidratação é importante todos os dias, porém, no verão, é indispensável devido ao tempo mais seco e abafado. Além disso, beber água ajuda no processo de emagrecimento, já que facilita na liberação de toxinas.

Para começar a enxergar resultados no seu corpo através dos treinos e da alimentação saudável, é preciso manter disciplina e constância, mas é comum que em dias corridos ou em viagens, por exemplo, o desânimo apareça. Nesses casos, uma dica importante para não ficar no meio do caminho são os treinos online, que ajudam a não perder o ritmo. O que importa é se manter firme na rotina de treinos e de alimentação saudável.