Dia do Contador: entenda a importância desse profissional para o funcionamento das empresas e apoio à população

Data faz referência à assinatura do decreto que criou o primeiro curso superior de Ciências Contábeis do Brasil

Foto: Divulgação

No dia 22 de setembro é comemorado o Dia do Contador. A data faz referência à assinatura do decreto que criou o primeiro curso superior de Ciências Contábeis do Brasil, na Universidade Federal de Belo Horizonte (UFMG), em 1945, por Getúlio Vargas. Muito além de ajudar com a entrega do Imposto de Renda, os trabalhadores deste setor têm muitas outras funções essenciais para o funcionamento das empresas e de apoio à população.

De acordo com Jusileide Costa, que é contadora e professora da Estácio Feira de Santana, é esse profissional quem orienta e gera informações que facilitam as tomadas de decisões no que tange à contabilidade e ao próprio funcionamento do negócio, assim como também orienta as empresas, a pessoa física e o profissional liberal para o melhor planejamento tributário.

“O contador é o profissional responsável por cuidar do patrimônio, gerar informações de forma tempestiva, que proporcione a melhor tomada de decisão. Além disso, a profissão de contabilidade tem uma importância muito grande para a nossa sociedade. O contador desempenha um papel social, quando orienta sobre a destinação de parcela do imposto de renda, ao fundo da criança e do idoso assim como quando orienta o empresário realizar doações de modo a diminuir a carga tributária em conformidade com a legislação vigente. Além disso, o contador público em sua atuação possui um papel de grande relevância social quando orienta o gestor no cuidado com o gasto público proporcionando direcionamentos baseados em lei a fim de proporcionar transparência aos gastos”, afirmou.

Jusileide lembra que o curso de Ciências Contábeis gera para os bacharéis diversas oportunidades de atuação em várias áreas, a exemplo da auditoria interna, auditoria externa, perícias contábeis em área trabalhista, financeira, tributária, análise tributária, fiscal, trabalhista, controle interno e externo, mercado financeiro, contabilidade industrial, comercial e pública.

“São muitas áreas para esses profissionais se especializarem e atuarem, além disso, outro atrativo da profissão é que aproximadamente 70% dos concursos públicos oferecem vagas para contador”, destacou a professora.