Idoso com doença renal crônica aguarda há 20 dias na fila da regulação

O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade

Foto: Divulgação/Secom/PMFS

Em Feira de Santana, 27 pessoas aguardam transferência para uma unidade hospitalar até a última sexta-feira (8). As vagas são disponibilizadas pelo Sistema de Regulação do Governo do Estado.

Do total, 12 pacientes esperam na UPA Queimadinha, cinco na UPA Mangabeira e dez nas policlínicas municipais: Rua Nova (2), George Américo (3), Parque Ipê (1), Tomba (4).

Entre os casos que chamam a atenção está o de um idoso de 69 anos com angina instável e doença renal crônica que aguarda há 20 dias na UPA Queimadinha. Na UPA Mangabeira, uma idosa de 94 anos que sofre com pneumonia bacteriana está há cinco dias esperando remoção para um local de alta complexidade a fim de receber o tratamento adequado.

REGULAÇÃO ESTADUAL
O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade e não proximidade, visando a democratização do acesso.

Para isso, o paciente atendido em uma unidade de urgência e emergência é avaliado e submetido a exames laboratoriais ou de imagem, de acordo com as condições clínicas.

Se comprovada a necessidade de assistência hospitalar, os profissionais da unidade solicitam a regulação no sistema para que o paciente tenha a assistência adequada.

As informações são da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Feira (Secom)