Após caso confirmado em Feira, especialista reforça alerta para vacinação contra a raiva

Último caso positivo em morcego foi registrado em 2017

Foto: Secom/PMFS

A vacinação contra raiva em cães e gatos é a principal maneira de combater a transmissão da doença em seres humanos, alerta a médica veterinária e coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Mirza Cordeiro.

Segundo a especialista, a imunização desses animais impede que, ao serem infectados pelo vírus, contaminem os donos ou pessoas ao redor. Em Feira de Santana, nenhum caso de raiva em cães e gatos é registrado desde 2017.

Mirza destaca que há quase um mês foi iniciado o calendário de vacinação dos pets. A imunização dos animais pode ser feita na sede do CCZ, localizada na Avenida Eduardo Fróes da Mota, S/N. O atendimento de segunda a sexta-feira é das 8h às 15h.

A coordenadora também tranquilizou a população sobre o primeiro caso da doença detectado em morcego neste ano. “Das cinco amostras enviadas para o Lacen [ Laboratório Central de Saúde Pública], apenas uma foi confirmada. O último caso foi em 2017. Estamos vigilantes quanto à possibilidade de circulação da doença”, pontuou.

Para infectar os seres humanos, os morcegos teriam que realizar algum tipo de mordida. Já nos pets, esse acidente pode ocorrer durante brincadeiras, passeios ou nos momentos de distração. Mas, se o animal estiver imunizado contra a raiva, não existem riscos, destacou a veterinária.

Mirza ainda orienta que a população observe sinais atípicos no comportamento desse animal. “O morcego tem um comportamento noturno. Então, se ele tem voo baixo, está se alimentando, apresenta comportamento agressivo ou foi encontrado no chão durante o dia é importante ficar atento”, alertou.

O contato com morcegos deve ser evitado. Na ocorrência dessas situações mencionadas anteriormente ou da morte do animal, o Centro de Zoonoses deve ser acionado por meio do número 75 99967‑3984‬ para recolhimento e envio de amostra para investigação no Lacen.

As informações são da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Feira (Secom)