Vacina contra febre amarela disponível nas unidades de saúde de Feira de Santana

Vacinação é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença

Foto: Arquivo/ SMS

Dor de cabeça intensa, mucosas amareladas, febre alta e hemorragias são alguns dos principais sintomas que a febre amarela pode causar. O vírus é transmitido pela picada de mosquitos infectados, e a melhor maneira de proteção é a vacinação.

Somente neste ano, a Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aplicou 8.934 doses da vacina contra a febre amarela. O imunizante é destinado para as pessoas entre nove meses e 59 anos de idade.

Vale lembrar que a vacina não é indicada para gestantes, mulheres que estejam amamentando, pessoas imunodeficientes, como os pacientes com HIV ou outras doenças genéticas congênitas e quem tem alergia a ovo.

“O imunizante está disponível durante todo o ano nas unidades de saúde para que todos possam ser imunizados. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença, por isso, é imprescindível garantir a proteção o quanto antes, diminuindo o risco da doença em humanos”, alerta Carlita Correia, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Aqueles que estão com a caderneta de vacinação desatualizada podem ir até as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) para receber a vacina. Para isso, é necessário apresentar documento de identidade e cartão SUS.

As informações são da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Feira (Secom)