Fomentando a inclusão e acessibilidade na mobilidade urbana, toda a frota de ônibus do transporte público de Feira de Santana dispõe de assentos preferenciais e elevadores, auxiliando a rotina de idosos e pessoas com necessidades especiais, que precisam do transporte público.
Em Feira, existem cerca de 7.380 mil cadastros de pessoas com deficiência e 17.462 mil de idosos. Deste total, são mais de 10 mil usuários do transporte público mensalmente. Para a aposentada Jandira Silva, a existência do assento preferencial no transporte é um auxílio para sua rotina e contribui com a sua saúde.
“Tenho um problema na perna que me faz sentir um ‘choque’ e às vezes eu vejo que não aguento ficar em pé, e preciso me sentar”, relata a aposentada.
Os lugares preferenciais também são destinados a gestantes, passageiros com criança de colo, e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Além dos assentos, os elevadores são essenciais para auxiliar o acesso de pessoas com deficiência aos veículos. Todo os equipamentos são vistoriados diariamente pela equipe de fiscalização da SMTT.
As informações são da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Feira (Secom)