Cigarros eletrônicos contrabandeados são apreendidos na BR-116 em Feira de Santana

Os materiais serão encaminhados à Receita Federal de Salvador

Foto: Divulgação/PRF

Na madrugada de desta quinta-feira (29), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu diversos cigarros eletrônicos e essências utilizadas para consumo nos cigarros. A ocorrência aconteceu na BR-116, em Feira de Santana, quando um ônibus que seguia para Arapiraca (AL) foi parado para fiscalização.

Em seguida foi feita uma vistoria no compartimento de bagagem e dentro de duas caixas foram encontrados 40 cigarros eletrônicos e 58 insumos (essências) e outros acessórios, que possuem comercialização proibida pela ANVISA no Brasil, caracterizando assim, contrabando de mercadorias.

Todo o material foi despachado por encomenda e será possível rastrear e investigar os responsáveis pelo transporte da mercadoria proibida. Diante da situação, os materiais apreendidos serão encaminhados à Receita Federal de Salvador.

A PRF alerta que a comercialização, importação e propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas no Brasil, por meio da Resolução de Diretoria Colegiada da Anvisa: RDC nº 46, de 28 de agosto de 2009. Essa decisão se baseou no princípio da precaução, devido à inexistência de dados científicos que comprovassem os efeitos desses produtos para a saúde de quem os consome.

A ocorrência representa uma ação importante no combate a importação e comercialização de produtos proibidos e garantia da saúde pública, uma vez que a decisão da ANVISA se baseou no princípio da precaução, devido à inexistência de dados científicos que comprovassem as alegações atribuídas a esses dispositivos.

As informações são da assessoria de comunicação da PRF