Marcas baianas reforçam a conscientização ambiental na indústria da moda

Com o intuito de minimizar o desperdício têxtil, Litz e Pythia lançam coleção 'Marina Bay' com peças únicas e sustentáveis.

Foto: reprodução

A moda está passando por uma transformação urgente para abraçar a sustentabilidade e enfrentar os desafios ambientais globais. Nesse contexto, a Litz e a Pythia se unem em uma parceria, lançando a coleção ResortWhere ‘Marina Bay’, que combina estilo elegante com um compromisso sincero com a preservação ambiental.

A indústria têxtil é conhecida por seu alto consumo de recursos naturais e pela produção de resíduos poluentes. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas Meio Ambiente, a indústria da moda é responsável por cerca de 20% das águas residuais globais e 10% das emissões de carbono. Esses números alarmantes nos lembram da importância de adotar práticas sustentáveis em toda a cadeia de suprimentos.

Seguindo o caminho ecológico, a Litz está comprometida em reduzir seu impacto ambiental. A empresária baiana Sofia Litzinger, à frente da marca, vem cada vez mais adicionando em suas produções o uso de materiais biodegradáveis e técnicas de produção de baixo impacto. A marca também abandonou completamente o uso de plásticos em suas embalagens, optando por alternativas ecológicas.

E com a Pythia não poderia ser diferente, foi esse método que uniu as baianas Helly Verruno e Jasmim Reuther, empenhadas em aproveitar o poder do upcycling (reaproveitamento de tecidos de coleções antigas) para minimizar o desperdício têxtil. Através do processo de transformação de sedas vintage em peças de moda contemporâneas, a marca está contribuindo para a redução de resíduos e a preservação dos recursos naturais.

Dados internacionais apontam que a indústria da moda é responsável pelo consumo de aproximadamente 79 bilhões de metros cúbicos de água por ano, além de gerar 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis anualmente. Com a coleção ResortWhere “Marina Bay”, as marcas demonstram que é possível criar peças elegantes e contemporâneas enquanto se adota uma abordagem ecologicamente consciente.

“Na Litz, estamos comprometidas em oferecer conforto e qualidade às nossas clientes, sempre considerando as necessidades do corpo feminino. Buscamos seguir as tendências da moda sem comprometer o meio ambiente. Nossa jornada para se tornar uma marca ainda mais sustentável inclui o desenvolvimento de um sistema de reutilização de sobras de tecidos e resíduos de produção”, explica Sofia Litzinger.

Helly Verruno e Jasmim Reuther acrescentam que entendem a importância da responsabilidade que a indústria da moda carrega e por isso, trazem em suas produções o DNA da reutilização. “O upcycling é uma parte essencial do nosso DNA. Por meio desse processo criativo, estamos alinhados com as tendências internacionais de consumo consciente e redução de resíduos. Tudo isso impacta diretamente na preservação dos nossos rios, oceanos, florestas e toda a fauna. E o resultado não podia ser diferente, peças únicas, exclusivas e sustentáveis”, conclui as sócias.