Cantor baiano Tom Dantas funda associação na França e promove 1ª Festa para Yemanjá, em Paris

Evento aberto ao público seguirá as tradições das religiões de matriz africana

Foto: divulgação

No dia 11 de junho, às margens do Rio Sena, famoso curso d’ água que banha Paris, será palco da Festa de Yemanjá, tradicionalmente comemorada no dia 2 de fevereiro no Brasil. Essa é a primeira vez que a capital francesa recebe a celebração afro-brasileira, a ideia partiu do artista e produtor Tom Dantas da Bahia, presidente da Associação Odoyá Paris, promotora do evento. Segundo Tom, que reside em Paris há 17 anos, o objetivo é marcar a manifestação no calendário francês.

“No dia 2 de fevereiro deste ano comprei flores e levei até o Rio Sena, já que aqui não tem mar, para saudar a rainha do mar. Prometi que era um com a força de um milhão, e que nas próximas datas reuniria mais pessoas. Então decidi criar a Associação Odoyá Paris, que pretende divulgar e enaltecer a cultura afro-brasileira na França, mostrando a nossa musicalidade, dança, culinária, ancestralidade e religiosidade”, disse.

O evento, que será aberto ao público, seguirá as tradições das religiões de matriz africana, iniciando pela manhã com uma cerimônia religiosa às margens do Rio Sena e encerrando à tarde com feijoada e música no Mineirinho Bar, tendo como atração musical o próprio anfitrião, Tom Dantas da Bahia. Para o cortejo, os participantes devem vestir as cores do orixá homenageado (branco e azul) e levar presentes biodegradáveis para lançar ao rio como oferenda. Flores brancas serão bem-vindas.

“Vai ter muita presença e pouco presente! Como forma de não poluir as águas, não aceitaremos objetos de vidro, plástico, metal, entre outros materiais que levam milhares de anos para se decompor. Durante o cortejo vamos pedir licença a Oxum, que é a rainha das águas doces, para nos conduzir a Yemanjá”, disse o presidente da Associação.

Com recursos próprios, a Associação Odoyá Paris se encarrega de disseminar para a população francesa o protagonismo negro nas mais diversas áreas, promovendo conhecimentos e desmistificando preconceitos sobre a história do povo negro.

“Entende-se de cultura brasileira na França como bossa-nova e futebol. Muita gente não conhece sobre a cultura negra e baiana. Além da promoção da cultura afro-brasileira, queremos exaltar a nossa história, com palestras, aulas de português para filhos de brasileiros e franceses que se interessem, ateliês de culinária baiana, aulas de capoeira. É uma missão que carrego, como tantos outros carregaram, como Caymmi e Gil”, finalizou Tom.

SERVIÇO

O que: Festa de Yemanjá em Paris
Quando: 11 de junho de 2023
Onde: Les Nautes, Margens do Rio Sena, Paris/França
Atração: Tom Dantas da Bahia
Valor: Aberto ao público
Realização: Associação Odoya Paris