Um garoto de 13 anos, de Ohio, nos Estados Unidos, morreu por overdose após participar de um desafio no TikTok. Ele tomou mais de 14 comprimidos de um antialérgico. O “Desafio Benadryl” consistente em ingerir o máximo possível do remédio e filmar a reação do corpo.
Logo após tomar os comprimidos, Jacob Stevens começou a ter convulsões e foi filmado por amigos. Conforme a rede de notícia norte-americana NBCNews, ele ficou internado por seis dias, até que os médicos declaram morte cerebral e a família decidiu por desligar os aparelhos.
Especialistas alertam para os perigos provocados ao organismo pela ingestão de remédios, de qualquer tipo, sem prescrição médica.
“Foi demais para o corpo dele. Os médicos disseram que poderiam mantê-lo na ventilação, que ele poderia ficar lá, mas que ele nunca abriria os olhos, nunca respiraria, sorriria, andaria ou falaria novamente”, disse à NBCNews Justin Stevens, pai do jovem, que após a tragédia tem alertado outras famílias sobre os riscos de desafios propostos em redes sociais e pressionado por mudanças na legislação.
O desafio da rede social ganhou repercussão entres jovens e adolescentes nos Estado Unidos, ainda em 2020. Desde então, o TikTok tenta controlar a divulgação do “desafio perigoso”. No entanto, ao menos outras duas crianças também morreram por conta da brincadeira online.
A plataforma indica uma mensagem de alerta ao pesquisar o termo: “Sua segurança importa. Alguns desafios on-line podem ser perigosos, perturbadores ou até encenados. Saiba como reconhecer desafios perigosos para poder proteger sua saúde e bem-estar.”