Comerciários do Boulevard Shopping procuraram a reportagem do Desperta Cidade nesta segunda-feira (17) para protestar contra o funcionamento do empreendimento durante os dias da Micareta de Feira de Santana, que começa na próxima quinta (20) e segue até domingo (23), com arrastão na manhã de segunda (24).
A categoria não aceita a decisão e reivindica o ajuste do horário de funcionamento das lojas durante a folia de momo. De acordo com uma vendedora, o shopping não terá horário especial que permita que os trabalhadores participem da festa, que este ano será diurna e começará mais cedo.
“É uma falta de respeito com todos os funcionários do shopping, porque a gente trabalha de domingo a domingo, e todos os feriados eles estão abrindo. Mas, um feriado que é de uma questão cultural da cidade, a gente também não tem o direito de participar. O ideal seria reduzir os horários e não colocar para funcionar no horário normal de feriado, e até 10 horas da noite no sábado”, bradou a vendedora, que preferiu não se identificar.
Outra funcionária de uma loja do Boulevard, que também não quis se identificar, afirmou em entrevista ao Desperta Cidade que o movimento será fraco e chamou a decisão de “ganância”.
“Uma festa com uma dimensão dessa, a gente não pode nem usufruir porque vai abrir todos os dias. Que ganância é essa? A gente sabe que não vai ter movimento”, desabafou. “Daqui a pouco, eles estão abrindo até 1º de maio, que é o nosso dia, né? Dia do Trabalhador. Se preparem aí, porque do jeito que tá indo, é daí para pior”, alertou outra vendedora.
Em nota, o Sindicato do Comércio de Feira de Santana (Sicomfs), informou que a abertura ou não nos dias 22 e 23 (sábado e domingo), “é uma decisão que cabe a cada estabelecimento comercial ou empreendimento”, e que a orientação do sindicato é que “esta abertura fortaleça a Micareta, tornando-a mais atrativa e que deve-se pensar na geração de empregos, renda e impostos, com a possibilidade de que o cidadão Feirense possa, em comum acordo entre as partes, estabelecer condições para que seja viável a quem deseja trabalhar, viajar, fazer retiro religioso ou brincar a maior Micareta do Brasil”, diz a nota.
O Desperta Cidade tentou falar com a assessoria de comunicação do Boulevard Shopping, mas até o fechamento da matéria, não obteve retorno.
LEIA TAMBÉM: Abertura do comércio na sexta de Micareta é opcional, mas no sábado deve funcionar normalmente, informa sindicato
O maior carnaval fora de época do país não é realizado há 3 anos devido a pandemia da Covid-19, e retorna este ano com diversas novidades no circuito Maneca Ferreira, na Avenida Presidente Dutra, e no Charles Albert, na praça da Kalilândia. Entre as principais atrações, estão Ivete Sangalo, Léo Santana, Thiago Aquino, Psirico, Igor Kannário, É o Tchan, Timbalada e Parangolé.
A festividade está prevista para ser iniciada na quinta-feira (20) às 17h. Na sexta (21), feriado de Tiradentes, o início está previsto para as 13h. No sábado (22) às 12h e no domingo (23) às 10h da manhã. Conforme a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) a grade pode sofrer alterações e algumas atrações ainda serão confirmadas.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura divulga ordem das atrações da Micareta de Feira; grade possui mais de 90 artistas