Usina Pedra do Cavalo realiza ações para preservação do Rio Paraguaçu

Considerado o maior rio genuinamente baiano, o Rio Paraguaçu abrange 86 municípios e se encontra com outros 150 rios ao longo do estado da Bahia

Foto: Divulgação

No dia 22 de março é comemorado o Dia da Água, e a Usina Hidrelétrica (UHE) de Pedra do Cavalo, que é operada pela Votorantim Cimentos e abastecida pelo Rio Paraguaçu, desenvolve, ao longo dos anos, ações de monitoramento desse importante curso de água natural. Entre as ações, estão o monitoramento ambiental, a participação em discussões com agentes públicos no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraguaçu, Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Conselho da Resex (Reserva Extrativista) Marinha Baía do Iguape e Conselho da APA (Área de Proteção Ambiental) Lago Pedra do Cavalo.

Também são realizados diversos monitoramentos ambientais por meio de acompanhamento com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA). O objetivo é verificar a qualidade ambiental e, em especial, o recurso hídrico, além de implementar ações de educação ambiental para proteção do rio Paraguaçu, fauna e os manguezais.

Segundo o gerente da usina, Dejair Lima, a UHE de Pedra do Cavalo é operada visando sempre a preservação do meio ambiente e o compromisso com as comunidades locais. “Temos sempre o cuidado para que todas as nossas ações estejam ligadas a preservação do meio ambiente. Estamos em constante evolução, mas sem esquecer a importância de preservar os bens naturais e respeitando o cuidado com as pessoas. A água é um bem importantíssimo para nossa sobrevivência e deve ser usada com cuidado e muita responsabilidade”, ressalta.

Cerca de três milhões de pessoas dependem do Rio Paraguaçu, considerado o maior rio genuinamente baiano, com 600 quilômetros de extensão. Ele acomoda a UHE de Pedra do Cavalo, tendo como principal atividade a contenção de enchentes que atingiam os municípios de Cachoeira, São Félix e Maragogipe. Desde a sua construção, a usina auxilia na geração de energia por meio do aproveitamento da força da água do rio Paraguaçu, uma fonte de energia, que não necessita da queima de combustíveis fósseis que poluem a atmosfera.

Além da geração de energia, a barragem é responsável por garantir, por meio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA), o abastecimento de água para cerca de 60% da população de Salvador e Região Metropolitana, abastecendo a Microrregião de Feira de Santana, e cidades onde vivem pequenos produtores rurais. Para se ter uma ideia, a UHE de Pedra do Cavalo tem capacidade instalada de geração de 160 megawatts de energia, o equivalente para abastecer uma cidade com cerca de 280 mil residências.

Legado positivo – Considerado o coração da Bahia por abranger 86 municípios baianos, o Rio Paraguaçu nasce na Chapada Diamantina e deságua na Baía de Todos os Santos, em Salvador, capital do estado. A sua bacia hidrográfica abriga a Baía do Iguape, localizada entre os territórios dos municípios de Cachoeira, Maragogipe e São Félix. Todos fazem parte da Reserva Extrativista (RESEX), uma área utilizada por populações extrativistas tradicionais, que realizam o extrativismo, a agricultura de subsistência e a criação de animais de pequeno porte, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Os principais objetivos da RESEX são: proteger os modos de vida, a cultura dessas populações e garantir o uso sustentável de seus recursos naturais.

Sobre a Votorantim Cimentos – A Votorantim Cimentos é uma empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis com mais de 13 mil empregados. O portfólio de materiais de construção vai além de cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai. Mais informações em www.votorantimcimentos.com.br