Adolescente morre na UPA da Queimadinha com sintomas graves de dengue

A equipe de serviço social da UPA está prestando assistência aos familiares.

Foto: Ney Silva

A Secretaria Municipal de Saúde está investigando a causa da morte de um adolescente de 14 anos ocorrida na última segunda-feira (27) na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Queimadinha. Ele deu entrada na unidade na sexta-feira (24) apresentando febre e vômito. Foi atendido, medicado e após apresentar melhora recebeu alta.

Na segunda-feira (27) o paciente retornou à unidade com sintomas característicos de dengue grave. Foi atendido prontamente pela equipe médica. Houve uma piora do quadro e o paciente precisou ser intubado, mas acabou não resistindo.

Por solicitação médica e da equipe de saúde foram coletadas amostras para exames de meningite, Covid-19 e arboviroses (dengue, chikungunya e zika vírus) e encaminhadas ao LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia) para análise.

A SMS recebeu nesta sexta-feira (03) o resultado do LACEN confirmando resultado positivo para dengue. Contudo, a Secretaria segue no trabalho de investigação para constatar se há outras patologias associadas ou alguma co-infecção. O resultado da investigação será divulgado após sua conclusão.

A equipe de serviço social da UPA está prestando assistência aos familiares. Segundo informações prestadas pela mãe do adolescente, um irmão dele também apresentou os mesmos sintomas e foi internado no Hospital Estadual da Criança.

A Prefeitura realizou uma busca ativa e encontrou focos do mosquito aedes aegypti na região onde a família reside. O trabalho de eliminação de criadouros do mosquito está sendo intensificado na localidade.

As informações são da Secom