Detran intensifica ações da operação Lei Seca durante os dias do Carnaval

A ação é realizada juntamente com a Polícia Militar e tem como objetivo impedir que o folião utilize bebidas alcoólicas enquanto estiver na direção.

Foto: Divulgação/GOVBA

Para aumentar a segurança de quem está presente ou não no circuito do Carnaval, o Detran-BA programou blitze diárias da Operação Lei Seca, para os seus dias de festa em Salvador. A ação é realizada juntamente com a Polícia Militar e tem como objetivo impedir que o folião utilize bebidas alcoólicas enquanto estiver na direção. A fiscalização acontece nos acessos aos circuitos tradicionais e também nos bairros onde estão sendo realizadas festas de Carnaval.

De acordo com o tenente coronel da PM, André Borges, responsável pela fiscalização do Detran, o controle das vias da cidade tem a intenção de identificar infratores que fazem uso de bebidas alcoólicas e vão dirigir, se tornando um potencial risco para os demais usuários do trânsito. “A fiscalização tira essa pessoa de circulação e garante que o acesso aos circuitos seja seguro e tranqüilo para todos. Se for beber, não dirija. Pegue outro meio de transporte para que possa curtir a folia em paz”, destacou.

Embora a questão do álcool seja prioritária, principalmente no período de Carnaval, o Detran-BA e a PM fazem um pente fino para identificar outras infrações durante as abordagens, com a verificação da situação da documentação do veículo e da habilitação do condutor.
Coordenador operacional das Blitze, o capitão Eduardo Andrade revelou que a aceitação da população tem sido positiva. “Os condutores entendem essa preocupação das ações preventivas e reconhecem a importância desse trabalho feito nesse período momesco”.

Conscientização – O Detran realiza ações educativas em ambientes próximos aos circuitos com distribuição de panfletos e ventarolas para lembrar o folião que um trânsito mais seguro se faz com ações preventivas e com a participação de todos. Para esse Carnaval, os temas trabalhados serão “Folião Contente é folião Consciente” e “No Transito, escolha a vida”.