Governo da Bahia garante mobilidade no Carnaval com operação especial do Metrô

Entre os dias 16 e 21 de fevereiro, o metrô de Salvador vai ampliar a operação, passando a funcionar até às 0h30. Já entre os dias 17 e 22 de fevereiro, a Estação da Lapa estará aberta para funcionamento a partir das 3h30. Até as 5h, as demais estações funcionam apenas para desembarque.

Foto: Antonio Queirós/GOVBA

O Carnaval de Salvador vai contar com uma operação especial do Metrô de Salvador. Os detalhes do plano de mobilidade do Governo da Bahia para o Carnaval foram apresentados em reunião na Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur-BA) na última sexta-feira (10).

Entre os dias 16 e 21 de fevereiro, o metrô de Salvador vai ampliar a operação, passando a funcionar até às 0h30. Já entre os dias 17 e 22 de fevereiro, a Estação da Lapa estará aberta para funcionamento a partir das 3h30. Até as 5h, as demais estações funcionam apenas para desembarque. A CCR Metrô Bahia, concessionária que opera o sistema, prevê cerca de 300 viagens adicionais no sistema durante o período da folia.

Para a secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Jusmari Oliveira, a operação do metrô significou um salto na mobilidade da capital, especialmente no carnaval.

“Nós temos uma grande concentração e movimentação de pessoas durante um curto período de tempo, mas tudo isso acompanhado de uma operação pontual e eficiente. Depois de 2 anos de pandemia, a retomada do carnaval vai trazer um grande fluxo de pessoas e a CCR Metrô Bahia, assim como toda a estrutura do estado que cuida da mobilidade e da segurança, estão preparados para esse desafio”, comentou a secretária.

Além da segurança dos colaboradores da concessionária dentro das estações do metrô e nos trens, a Polícia Militar também dará apoio na segurança nos terminais de transbordo, locais que concentram os foliões na ida e no retorno para a festa. O carnaval de 2023 vai contar com um efetivo total de 23.946 profissionais da segurança, na capital e interior.

Para o presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Carlos Martins, “a operação do sistema metroviário garantirá um carnaval com segurança e conforto para os baianos e baianas, além dos milhões de turistas que são esperados na capital”.

“O Metrô de Salvador não leva apenas os foliões, mas também os trabalhadores e toda rede de pessoas que fazem a festa funcionar, por isso o reforço das nossas equipes na operação”, afirmou o presidente da CCR Metrô Bahia, Andre Costa, que estava acompanhado da equipe da concessionária.

A reunião contou com a participação do comandante da Operação Folia e Paz no Carnaval, Tenente Coronel da PM Roberto Araújo; além de representantes da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) e Superintendência de Mobilidade da Sedur-BA.