Tradição secular, Reisado de Tiquaruçu volta a acontecer após dois anos

Celebração é marcada pela parte religiosa e cortejos nas ruas

Foto: Secom

O reisado de São Vicente é tradição antiga no Distrito de Tiquaruçu. A manifestação cultural começou há mais de dois séculos. Marcada pela religiosidade, é uma festividade enraizada na cultura local, e que atravessa gerações. Após dois anos de atividades paralisadas devido a pandemia da Covid-19, a expectativa para o retorno é grande, mas ainda cautelosa mediante o surgimento de novos casos.

“A festa ocorre em toda Europa, e aqui no Brasil várias festas existem, principalmente no Nordeste. Nós de Tiquaruçu temos uma tradição genuína, pois agregamos isso a um festejo de confraternização anual, que marca o fim do período natalino”, explica o presidente da Associação do Reisado, Asa Filho.

De acordo com ele, a tradição de Tiquaruçu é marcada pelo apelo emocional de diversas pessoas que vêm de longe para confraternizar com suas famílias. Assim, tradicionalmente as famílias se reúnem, trocam suas roupas e objetos de decoração por peças novas, e até batizam seus filhos, a fim de celebrar a chegada do ano novo.

O presidente da Associação relata que seus pais, Augusto de Souza Araujo e Adalgisa Cerqueira, sempre foram participantes ativos na tradição, o que o incentivou a levar adiante esse legado.

“Isso ficou contido e quando me tornei adulto, com poder de tomar conta da festa, fomos acrescentando o novo. Antes não tinha banda, então nós colocamos”, relatou.

A parte religiosa será iniciada nesta quinta-feira, 5, com o tríduo na igreja de Tiquaruçu, que segue até domingo, 8, quando será celebrada uma missa, a partir das 10h. No domingo também acontece o cortejo do Desfile de Reis, ponto alto da festividade.

Segundo Asa Filho, atualmente cerca de 15 pessoas participam do Reisado, além da população que vai até às ruas celebrar nos cortejos: “A tradição vem sendo mantida pela fé do povo. O distrito, por mais pobre que seja, é rico nessa tradição, e nós a abraçamos porque o povo a conclama”.

A festa, prevista no Calendário de Eventos Oficiais do Município, é realizada pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

“Essa tradição representa um desses ‘folclores’ que tem em todo o Brasil. A Amazônia tem o ‘Boi Bumbá’, Recife tem o ‘Maracatu’, São Paulo tem ‘As Garoas’, a Bahia e o Rio tem o ‘Samba’, e Tiquaruçu tem ‘O Festejo de Reis’, no qual Feira está sendo bem representada por isso”, pontuou.

PROGRAMAÇÃO FESTIVA
A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer divulgou a grade de atrações da Festa de Reis de Tiquaruçu 2023. Os shows musicais acontecerão no palco montado na Praça de São Vicente, no sábado (7) e domingo (8). Confira:

SÁBADO
19:00 Beto Cardoso
20:30 Júlio César
22:30 Naldinho
00:30 Moises Almeida
02:00 Malícia sem Vergonha

DOMINGO
15:00 Reisado
16:30 Asa Filho e Banda Chapéu de Couro
18:30 Asas Livres
20:30 Moisés Almeida

As informações são da Secom