Gilberto Gil é hostilizado por torcedores bolsonaristas no Catar; veja vídeo

Ex-ministro da Cultura no governo Lula, o cantor foi insultado na última quinta-feira (24), no estádio onde o Brasil enfrentou a Sérvia

Ex-ministro da Cultura do primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o cantor Gilberto Gil e sua esposa, a empresária Flora Gil, foram hostilizados por Bolsonaristas no Catar.

O incidente aconteceu na última quinta-feira (24), no estádio Lusail, onde a seleção brasileira de futebol jogou contra a Sérvia, pela Copa do Mundo.

Em vídeo publicado nas redes sociais é possível ver o momento em que o casal é abordado por torcedores aos gritos e palavrões, quando se dirigia à arquibancada para acompanhar a partida.

“Vamo, Bolsonaro”, diz um dos homens, que veste uma camisa do Brasil. “Aê, Lei Rouanet!”, disse ele, em uma crítica à política de incentivo à cultura. “Valeu, obrigado, filha da p…”, continuou.

Apesar das hostilidades, Flora e Gil não respondem aos insultos e em dado momento, ele é abordado por outro torcedor brasileiro que pede uma selfie com o cantor.

Amigo e parceiro de longa data de Gilberto Gil, Caetano Veloso rechaçou os ataques. “Meu irmão na música e na vida, Gilberto Gil, foi injuriado por bolsonaristas no Catar. Ele tem 80 anos e estava com sua esposa. Quero prestar solidariedade ao gênio Gil e dizer que nós, os artistas, assim como a verdadeira sociedade, esperamos que os criminosos sejam punidos”, declarou Caetano, por meio das redes sociais.

Indignada, Daniela Mercury ofereceu prêmios que vão de fotografia a ingressos de shows a quem ajudar a identificar o autor dos insultos. “Tiro foto, dou abadá, ingresso para shows pra quem me disser no direct quem é o agressor”, prometeu a cantora, por meio de story publicado no Instagram, na madrugada deste domingo (27).

Por meio de vídeo divulgado nas redes sociais, neste domingo (27), Gilberto Gil agradeceu o apoio recebido. “Nossos agradecimentos, meus e da Flora, enfim, por essa solidariedade, essa corrente solidária diante dessa agressão, essa coisa estúpida”, disse o artista, que classificou o episódio como uma espécie de “terceiro turno” das eleições, após a derrota de Jair Bolsonaro (PL) para Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Os inconformados querendo manter essa coisa do ódio, da agressividade…”, pontuou o músico. “Na verdade, é mais um dessa sequência de ódio, dessa coisa que é o que eles gostam de fazer”, acrescentou.

Ao final, Gilberto Gil voltou a agradecer o apoio recebido e desejou bom jogo para o Brasil, que nesta segunda-feira (28) enfrenta a seleção da Suíça, às 13h, pelo horário de Brasília.

As informações são do bahia.ba