41 pacientes na fila de regulação em Feira de Santana

O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade e não proximidade, visando a democratização do acesso

Foto: Ilustração

Até esta sexta-feira (18), 41 pessoas aguardam transferência para uma unidade hospitalar em Feira de Santana, através das vagas disponibilizadas pelo Sistema de Regulação do Governo do Estado. Os pacientes estão distribuídos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas municipais.

Na policlínica do George Américo, uma idosa de 90 anos aguarda regulação há 38 dias para receber o tratamento adequado para doenças vasculares. Na policlínica do Feira X, uma mulher de 34 anos, espera há 3 dias transferência para tratar de colite ulcerativa.

Além deles, 17 pacientes estão na UPA Queimadinha, 4 na UPA Mangabeira e outros 20 distribuídos nas policlínicas municipais: Feira X (6), Rua Nova (2), Parque Ipê (3), São José (2), Tomba (3) e George Américo (4).

REGULAÇÃO ESTADUAL – O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade e não proximidade, visando a democratização do acesso.

Para isso, o paciente atendido em uma unidade de urgência e emergência é avaliado e submetido a exames laboratoriais ou de imagem, de acordo com as condições clínicas.

Se comprovada a necessidade de assistência hospitalar, os profissionais da unidade solicitam a regulação no sistema para que o paciente tenha a assistência adequada.

As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom)