Debate na TV Bahia é marcado por ataques à declaração de pardo de ACM Neto

"Você devia ter dignidade para assumir que errou e corrigir (sua auto declaração racial no TSE), como fez sua vice, Ana Coelho", disse o candidato Kleber Rosa

Foto: Assessoria/Jerônimo Rodrigues

O debate promovido pela TV Bahia entre os candidatos ao governo do estado, na noite desta terça-feira (27), foi marcado pelo ataque dos três adversários a ACM Neto pela polêmica de sua auto declaração de pardo no registro de sua candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Enquanto o candidato João Roma (PL) provocava ACM Neto com frases como “em 20 anos eu não sabia que você é negão”, o postulante Kleber Rosa (PSOL) pediu que o assunto fosse tratado com seriedade, e confrontou ACM Neto.

“O senhor não tem constrangimento de sua declaração (de pardo) ter virado piada nacional? Você devia ter dignidade para assumir que errou e corrigir (sua auto declaração racial no TSE), como fez sua vice, Ana Coelho. A população baiana é 80% negra. ACM Neto não sabe o que é, do ponto de vista social, ser negro. Querer colocar a culpa no IBGE é mais um ato vergonhoso e lamentável de um candidato que ainda pretende governar o nosso estado”, afirmou Rosa.

O candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, reafirmou (como tem feito ao longo da campanha) que o ex-prefeito de Salvador tenta “tirar proveito” se declarando pardo.

ACM Neto repetiu a resposta que vem dando desde o início da polêmica: disse que sua raça parda foi definida pelo Instituto de Identificação Pedro Melo, órgão emissor de sua carteira de identidade.

O candidato do União Brasil afirmou também que seus adversários “combinaram” para não lhe fazer perguntas no debate. “Eles queriam debate, mas ninguém pergunta pra mim. Até o candidato Jerônimo, que me desafiou… Estamos aqui agora.”

As informações são do bahia.ba