Com o objetivo de bloquear a proliferação da Cosmopolita – nova variante do vírus da dengue, os agentes de endemias da Prefeitura de Feira de Santana estão distribuindo capas para caixas d’água nas residências cadastradas em que os recipientes estão destampados ou danificados.
O Aviário tem três casos confirmados da nova cepa e foi o primeiro bairro a ser contemplado com a distribuição iniciada nesta sexta-feira, 16. Maria das Graças de Oliveira, de 61 anos, recebeu a sua capa e aprovou a estratégia do Governo Municipal.
“Eu já tenho o hábito de sempre manter o quintal limpo, mas o meu tanque sem uma proteção adequada estava me incomodando. Agora com esta capa me passa uma sensação maior de segurança”, destacou Maria das Graças.
O material está sendo distribuído pelos agentes de endemias nas localidades onde há maior incidência de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, que também é transmissor da zika, chikungunya e febre amarela. Nesta primeira etapa, serão distribuídas 4 mil capas para tanques que armazenam de 200 a mil litros de água.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia, as caixas d’água desprotegidas são os principais pontos com focos do mosquito.
“A capa é uma tela de proteção que representa uma medida eficaz para diminuir possíveis locais de criadouros. Vale lembrar que outras medidas de prevenção estão sendo reforçadas pela Secretaria de Saúde, como visita casa a casa com aplicação do larvicida, bloqueio e perifocal”, explicou a coordenadora.
As informações são da Secom.