Estudantes de Feira de Santana vão participar de campeonato de robótica em São Paulo

Como desafio, os estudantes tiveram que programar robôs para realizar, de forma autônoma, o resgate de vítimas de um desastre.

Foto: Lucas Moura

Quatro estudantes de Feira de Santana garantiram vaga para a etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica, que acontecerá no campus da FEI, em São Bernardo do Campo (São Paulo), no período de 17 a 22 de outubro. Ana Clara Bastos de Sousa, Gustavo Gomes de Almeida, Heitor Lima Moitinho e Jonathas Kaique de Souza, alunos da Escola SESI José Carvalho, fazem parte da equipe Cronos, uma das vencedoras da etapa estadual da competição, realizada neste sábado, 27.08, em Salvador.

Coordenada pelo Serviço Social da Indústria – SESI Bahia, com o apoio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), a etapa estadual da OBR voltou à modalidade presencial, após dois anos de pandemia.

Como desafio, os estudantes tiveram que programar robôs para realizar, de forma autônoma, o resgate de vítimas de um desastre. A Cronos foi vencedora na categoria N1, disputada por alunos do ensino fundamental II (do 6º ao 8º ano). “É muito gratificante, pois enfrentamos muitas dificuldades ao longo do processo. Agora temos que nos preparar para tentar o primeiro lugar no nacional”, comemorou o estudante Jonathas Kaique Almeida de Souza, que participou da modalidade presencial pela primeira vez.

“Agora vamos intensificar o treinamento e fazer ajustes na programação e no robô, pois o nível de dificuldade aumenta no nacional”, conta o professor de física e técnico da Cronos, Allan Davidson Brandão.

A outra equipe que vai representar a Bahia na etapa nacional da OBR é a Fortec, do Colégio Fortunato (Salvador), que ficou em primeiro lugar na categoria N2, na qual competem alunos do 9º ano do ensino fundamental, ensino médio e do ensino técnico. “É a primeira vez que a gente participa da OBR e foi incrível. É algo que nunca imaginei experimentar e ficar em primeiro lugar é uma experiência surreal”, celebrou a capitã da equipe Fortec, Isis Beatriz Ferreira.

Mais de 100 estudantes baianos, com idades entre 11 e 19 anos, participaram da etapa estadual da OBR. Neste ano, a competição reuniu estudantes dos municípios de Cachoeira, Feira de Santana, Irecê, Lauro de Freitas, Salvador, Simões Filho e Vitória da Conquista.

No total, 34 equipes participaram da competição, divididas em duas categorias: a N1, com alunos do ensino fundamental II (do 6º ao 8º ano) e a N2, com alunos do 9º ano do ensino fundamental, ensino médio e do ensino técnico.

Salvador será sede do campeonato nacional

Durante o evento, o professor da UNEB e vice-presidente da Robocup Brasil, realizadora da OBR, anunciou que a candidatura de Salvador como sede da etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica 2023 foi aprovada. O anúncio oficial acontecerá em outubro, em São Bernardo do Campo.

“É uma alegria muito grande. Estamos querendo realizar um evento nacional de robótica em Salvador há algum tempo. Não tenho dúvida que Salvador sediar a etapa nacional da OBR fará com que a competição cresça no nosso estado”, comemorou a gerente de Educação e Cultura do SESI Bahia, Clessia Lobo.

Ela pontuou que um dos pontos mais gratificantes da competição é a participação de alunos de escolas públicas. “Antes da pandemia, escolas públicas de diversas cidades do interior da Bahia tinham uma representação maior. Acreditamos que no pós-pandemia os alunos dessas escolas precisam de apoio, de visibilidade, para que possam se preparar e participar da competição”, avalia.

Confira a lista das equipes premiadas na etapa estadual da OBR:

Nível 1

1. Equipe Cronos, da Sesi José Carvalho – Feira de Santana

2. Equipe Robotec Viver 2, do Colégio Viver – Lauro de Freitas

3. Equipe Startec, da Escola Flordenice da costa – Simões Filho

Nível 2

1. Equipe Fortec, do Colégio Fortunato – Salvador

2. Equipe Robotec Viver, do Colégio Viver – Lauro de Freitas

3. Equipe Tecgold – da Escola SESI Reitor Miguel Calmon – Salvador

Premiações Especiais

Nível 1

Robustez

Equipe LEGO DRAGONS, do Colégio Nossa Senhora de Fátima – Vitória da Conquista

Design

Equipe TECNOMANÍACOS, da Escola SESI Reitor Miguel Calmon – Salvador

Inovação

Equipe UPLOAD MAKER, da Upload Escola de Tecnologias – Salvador

Dedicação

Equipe TECFLOR, da Escola Flordenice da Costa – Simões Filho

Programação

Equipe TECHDROID, da Escola Flordenice da Costa – Simões Filho

Maker

Equipe UPLOAD ADVANCED, da Upload Escola de Tecnologias – Salvador

Escola Particular

Equipe LEGO DRAGONS, do Colégio Nossa Senhora de Fátima – Vitória da Conquista

Nível 2

Robustez

Equipe ÓRION, da Escola SESI Comendador Bernardo Martins Catharino – Salvador

Design

Equipe Angrybotz, da Escola SESI Reitor Miguel Calmon – Salvador

Inovação

Equipe #AUTOBOT, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia – Salvador

Dedicação

Equipe SERTÃOCOP2, do Instituto Federal da Bahia – Irecê

Programação

Equipe AUTOBOT, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia – Salvador

Maker

Equipe SALVADOR VIPERS, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia – Salvador

Escola Particular

Equipe Angrybotz, da Escola SESI Reitor Miguel Calmon – Salvador

Escola Pública

Equipe Flash Light, do Colégio Mestre Paulo dos Anjos – Salvador

OBR Race

Equipe ROBOTEC-VIVER, do Colégio Viver – Lauro de Freitas