Ampliar a qualificação profissional é prioridade após a graduação

Pós-Graduação e Cursos Livres podem ajudar a dar um upgrade no currículo e melhorar as chances de conquistar o tão almejado emprego depois de formado

Professora Lourdes Nogueira | Foto: Divulgação

Muitos recém-formados saem da faculdade com dúvidas sobre as diferentes modalidades de qualificação que existem e que podem ajudar a alavancar a carreira ou mesmo a conquistar o tão almejado emprego, ou promoção no trabalho. A melhor opção é fazer um Curso Livre ou uma Pós-Graduação, mas como escolher? Essa é uma questão que a professora Lourdes Nogueira, professora da Pós-Graduação da Estácio, esclarece quais as diferenças de cada modelo, como identificar o que é melhor para os seus objetivos e a projeção no mercado de trabalho.

Lourdes explica que uma Pós é um curso de nível superior que transforma o profissional em um especialista em sua área. O Curso Livre, ou Curso de Extensão, apresenta uma carga horária menor e o aprendizado é pontual para qualificação profissional ou pessoal. Cursos de Extensão podem ser direcionados a alunos que ainda não entraram na universidade, bem como estudantes universitários e graduados.

Segundo a professora Lourdes, o diploma de Pós-Graduação traz um peso maior no mercado, sendo uma exigência em algumas vagas. “O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, com isso, o diploma se tornou obrigatório em determinados lugares, com as organizações valorizando ainda mais a Pós-Graduação”, completa.

Com o objetivo de complementar a formação de forma rápida e ainda ajudar a se destacar na hora de conseguir um emprego, um Curso Livre pode ser o ideal. Os estudantes geralmente aproveitam o tempo livre e a carga horária baixa para investir na carreira. “Para quem já se formou, o Curso de Extensão também é uma ótima forma de adquirir conhecimento e se manter atualizado no mercado de trabalho em um determinado tema”, afirma Lourdes.

A Pós-Graduação ou MBA possui uma carga horária mínima de pelo menos seis meses para garantir um diploma, neste tempo os cursos são mais específicos e atendem quem tem pressa. Ainda existem opções de especialização mais amplas em 12 ou 18 meses. Já com a conclusão de um Curso Livre, o estudante receberá um certificado que irá comprovar seu aprendizado. Lembrando ainda que para a matrícula na Pós-Graduação ou MBA, exige-se que o aluno tenha concluído sua graduação já nos Cursos Livres não existe pré-requisito.

“Quando terminamos a graduação o que devemos levar em consideração é a área de atuação e o aprimoramento dos conhecimentos, garantindo uma atualização constante e sendo atrativo no mercado, para assim, trazer um valor agregado e se estabelecer na carreira. O recado é não parar de estudar e buscar conhecimentos para manter a carreira em alta, seja na Pós ou em Cursos Livres”, diz a professora.

Outra dica é verificar as campanhas de desconto para o segundo semestre. Lourdes afirma que o período é marcado por promoções que podem ajudar quem deseja investir nos estudos. Um exemplo é a campanha que concede até 35% de descontos durante todo o curso em diversas opções de pós-graduação. São mais de 200 cursos disponíveis nas modalidades presencial e digital (EaD) em diversas áreas do conhecimento. Para saber mais sobre a Pós-Graduação da Estácio acesse pos.estacio.br. Já para quem optar por um curso livre, a instituição oferece até 40% de benefício em diversos cursos on-line disponíveis no site. A Campanha é válida até o dia oito de agosto. São mais de 400 opções, acesse https://www.estaciocursoslivres.com.br/ para conhecer o portfólio completo. Confira as condições das campanhas nos regulamentos disponíveis nos sites.