Prefeitura diz que diariamente 212 viagens com ônibus urbanos atendem a UEFS

Apesar do retorno das aulas presenciais, a demanda de usuários continua baixa

Foto: Paulo José (Arquivo)

Com o retorno das aulas presenciais na UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), a Prefeitura de Feira tem reforçado a oferta do serviço de transporte público urbano com 212 viagens e horários para atender diariamente a comunidade acadêmica.

Ao todo, seis linhas e 11 veículos interligam o campus diretamente aos terminais Norte e Central. A operação tem início às 5h30 e vai até 23h. Em horários de pico, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realiza ajustes no atendimento intercalando os horários dos ônibus para 20 minutos.

Apesar da retomada das aulas, os dados da SMTT aferidos através da bilhetagem eletrônica apontam para um número de passageiros pagantes equivalente ao do ano passado, período em que houve restrições da circulação de pessoas por conta da Covid-19.

Este ano, segundo o secretário Saulo Figueiredo, a média no mês se mantém em 1,05 milhão de passageiros transportados, o que significa uma demanda abaixo da metade se comparada ao mesmo período antes da pandemia (janeiro 2020) – quando chegou a atingir a marca de 2,1 milhões de usuários pagantes e não pagantes.

“O esforço do Governo Municipal tem sido enorme para manter o serviço à população, bem como ajustes da oferta/demanda na operação de transporte público”, afirma o secretário.

Além da queda do número de passageiros, o setor no país vem enfrentando sucessivos reajustes no preço dos combustíveis, impondo desafios ao Governo Municipal e às concessionárias na manutenção da oferta do serviço essencial.

CRISE NO TRANSPORTE

Neste momento, a Prefeitura de Feira aguarda a sanção do Projeto de Lei 3364/2020, aprovado no Senado Federal, que prevê o repasse de R$ 4 bilhões a estados, ao Distrito Federal e aos municípios com mais de 200 mil habitantes para garantir o serviço de transporte público de passageiros em razão da pandemia da Covid-19.

O prefeito Colbert Filho também tem cobrado do Governo da Bahia a isenção do ICMS sobre o diesel, principal insumo que afeta diretamente o custo das operações das empresas de transporte.

Confira as linhas da UEFS:

003 – UEFS/Direta via Terminal Central
054 – KM13 via Terminal Central
055- Matinha via Terminal Central
087 – UEFS/Maria Quitéria via Terminal Norte/Central
088 – UEFS/Sobradinho via Terminal Central/Norte
099 – Candeal II/ Matinha via Terminal Central/Norte