Campanha ‘Respeita as Mina na Capoeira’ será lançada em Salvador

Lançamento ocorrerá nesta sexta-feira (11) e integra a programação do Festival de Capoeira

Fotos: Divulgação

A capital baiana vai receber mais uma iniciativa de combate à violência contra as mulheres. A campanha ‘Respeita as Mina na Capoeira’ será lançada nesta sexta-feira (11), às 13h50, na Casa dos Sete Candeeiros (Pelourinho) e contará com a presença de mestras capoeiristas, lideranças dos movimentos feministas, negros, LGBTQIA+ e representantes da Secretaria de Política para as Mulheres (SPM-BA).

A campanha foi desenvolvida por capoeiristas de diversos coletivos em conjunto com o Capoeira em Movimento Bahia (CMB), a Salvaguarda da Capoeira da Bahia e a SPM-BA. O diálogo começou em 2019, mas por conta da pandemia a pauta foi suspensa (2020), e retomada no final de 2021.

Com o objetivo de combater todo e qualquer tipo de violência contra as mulheres na capoeira, além de levar informação à população sobre os tipos de agressão e os locais em que a mulher em situação de violência poderá buscar auxílio, a campanha ‘Respeita as Mina na Capoeira’ integra o eixo ‘Capoeira tem… Criatividade!’ do 1⁰ Festival de Capoeira: ancestralidade e resistência. O evento ocorrerá entre os dias 10 e 13 de março, no Centro Histórico de Salvador.

“Nosso objetivo é criar mais um canal de alerta para as práticas de machismo, sexismo, misoginia e LGBTQIfobia na capoeira. Precisamos refletir sobre o quanto reproduzimos no nosso ambiente essas mazelas que vemos cotidianamente na sociedade. Queremos convocar os homens também para se engajar nesse movimento: ouvindo, discutindo e se desconstruindo”, destacou a Contramestra Princesa, coordenadora do eixo ‘Capoeira tem… Criatividade!’.

Após o lançamento, a campanha seguirá fortalecendo a rede de apoio às capoeiristas com projetos e campanhas de inserção e proteção das mulheres na Capoeira.

SERVIÇO:
O quê: Campanha Respeita as Mina na Capoeira – 1⁰ Festival de Capoeira: ancestralidade e resistência
Data: 11/03/2022
Horário: 13h50
Local: Casa dos Sete Candeeiros, Praça da Sé – Pelourinho, Salvador/BA
Aberto ao Público

Nenhuma Mulher a menos na Capoeira

13h – Oficina
Ministrante:
Mestra Trança – Regional

13:50h – Respeita as Minas na Capoeira
Mediação: Contramestra Princesa

Fala: Julieta Palmeiras – SPM

Intervenção

Debatedoras:
Mestra Janja
Mestra Lilu
Mestra Nzinga

Intervenção

Mestra Lu Baobá
Mestra Soninha

Inscrição de questões
Respostas
Encerramento da mesa

15:30 – Oficina
Ministrante:
Mestra Janja

16:20h – Bora Cantar, mulherada?!
Mulher dando o tom na Capoeira! – Mestra Bia

16:50h – Samba de Roda – Arreda homem que lá vem Mulher