‘Estamos entrando em colapso’, diz governador sobre situação da Covid-19 na Bahia

Governador decretou a suspensão de todas as atividades não essenciais durante este fim de semana em todo o estado

Foto: Paula Fróes | Gov-BA

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou nesta quinta-feira (25) medidas restritivas mais duras e decretou a suspensão de todas as atividades não essenciais durante este fim de semana em todo o estado (veja aqui). Em entrevista ao programa CNN 360º, da CNN Brasil, Rui afirmou que o estado está entrando em colapso na saúde devido ao aumento de casos e óbitos em decorrência do coronavírus.

“Essa é a situação da Bahia. Nós já estamos regulando pacientes da rede privada. Ou seja, que tem planos de saúde e não estão conseguindo vagas nos hospitais privados. Também estamos com várias regiões do estado com 100% de lotação nos leitos de UTI. Os municípios estão fazendo um esforço muito grande de ampliar seus leitos próprios. O Estado está lançando mão das últimas possibilidades, que é a abertura do hospital de campanha da Arena Fonte Nova para leitos de UTI. Serão 50 leitos abertos ainda nesse final de semana. Estamos abrindo todos os leitos possíveis”, afirmou o governador.

Rui Costa criticou a condução do governo federal em relação aos imunizantes, e disse estar negociando a compra de doses para a Bahia.

“Não deveríamos estar vivendo essa situação se o governo tivesse se planejado e a Anvisa tivesse colaborado. No mês de setembro, a Pfizer ofereceu ao governo 70 milhões de doses e o governo não aceitou. A Pfizer depois ofereceu aos estados a compra de doses, mas, como a Anvisa não tinha aprovado a vacina e não tinha uma lei federal para que nós pudéssemos comprar as doses, não prosseguimos”, disse Rui.