Professores da rede municipal de ensino realizaram mais um protesto na manhã de terça-feira (29) contra o corte dos salários durante a pandemia da covid-19. Os manifestantes percorreram ruas do centro da cidade segurando um caixão e uma faixa que dizia: “Aqui jaz o governo Colbert”, num enterro simbólico do governo municipal.
Em nota, a prefeitura disse que “somente neste mês de setembro, a APLB (Sindicato dos Professores) realizou cinco manifestações no centro da cidade, resultando principalmente em transtornos para quem precisa trafegar pelas principais ruas e avenidas”.
Segundo a prefeitura, o Tribunal de Justiça da Bahia classificou como ilegais estes pagamentos enquanto as aulas não retornarem. O pagamento foi suspenso assim que foi decretado o Estado de Calamidade Pública em decorrência da pandemia.
A presidente do sindicato, Marlede Oliveira, afirmou que enquanto o Tribunal de Justiça da Bahia não decidir sobre o pagamento de salários, a categoria continuará lutando e indo às ruas.