Raro nos estabelecimentos, álcool em gel é sorteado em rede social

Foto: Reprodução/Instagram ​

Com o agravamento da epidemia da Covid-19 – o novo Coronavírus – no país, o álcool em gel se tornou um item bastante disputado entre os consumidores. Usado na higienização das mãos, o antisséptico sofreu com o aumento do preço e da procura em Feira de Santana: nas farmácias e supermercados é quase impossível encontrá-lo, e alguns estabelecimentos estão praticando um valor mais caro que o habitual.

Para evitar a cobrança abusiva, os fiscais da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/FSA) visitaram alguns estabelecimentos onde são comercializados itens como álcool em gel e máscaras e notaram a falta desses produtos nas prateleiras. Em uma farmácia, o álcool em gel de 500 ml foi encontrado por R$26,90.

A escassez e a alta no preço do álcool em gel é tamanha que o produto se tornou prêmio de sorteio nas redes sociais. Promovido por dois digital influencers da cidade, centenas de pessoas concorrem a 7 litros de álcool em gel. A publicação foi apagada por volta das 15h desta quinta-feira (19).

Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

Apesar de ser uma recomendação do Ministério da Saúde, o álcool em gel não é o protagonista no combate ao Covid-19, mas sim uma série de práticas que precisam ser adotadas. Além disso, existe uma maneira mais simples, barata e igualmente eficaz para se manter protegido, como lavar às mãos com água e sabão com constância, como indica os especialistas.

Caso o consumidor identifique alguma prática abusiva por parte dos estabelecimentos, pode fazer a denúncia na sede do Procon, pela central de atendimento no número 151 ou pelo aplicativo Procon BA Mobile.