Micareta 2020 é adiada por tempo indeterminado

Foto: Secom

O prefeito Colbert Martins Filho anunciou, em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (13), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, o adiamento da Micareta de Feira de Santana 2020 por tempo indeterminado devido ao novo coronavírus (Covid-19). O município já possui três casos confirmados. A prefeitura já havia anunciado atrações contratadas para o folião pipoca, e os camarotes privados definiram atrações e já estavam vendendo os ingressos. A festa seria realizada entre os dias 23 e 26 de abril.

“Estamos decretando uma situação excepcional em Feira de Santana com relação aos eventos festivos na cidade e eventos de massa. Faltam 40 dias para a Micareta e estamos adiando a Micareta. Estamos tratando de transmissão de vírus em eventos. É um decreto emergencial que afetará nossa cidade em todos os segmentos”, disse Colbert.

O prefeito também anunciou a suspensão de eventos com apoio das secretarias que reúnam aglomeração, como festas em distritos, jogos esportivos, entre outros.

Foto: ACM

Na segunda-feira (9), o promotor Audo da Silva Rodrigues, solicitou através do Ministério Público da Bahia (MP-BA), um parecer técnico à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) sobre os riscos de transmissão do vírus durante a Micareta. Nesta quinta-feira (12), a Sesab recomendou a suspensão da Micareta como medida para evitar a disseminação da doença.

Segundo a Sesab, “o novo coronavírus possui capacidade de se decuplicar (multiplicar o total de casos por 10x) a cada 7,2 dias – em média” e o período da Micareta coincide com a curva ascendente exponencial de casos prevista para acontecer no país.

Nota do prefeito Colbert
 

Cuidar das pessoas vem de minha educação, do exemplo que tive em minha casa e da minha profissão. Antes de ser prefeito, sou médico. Estou acompanhando as notícias do Coronavírus desde os acontecimentos iniciais no exterior. A partir das suspeitas do primeiro caso em Feira de Santana, mobilizamos toda a nossa equipe, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde.
 

Instalamos o Comitê de Acompanhamento das Ações de Controle ao Coronavírus, para tratar exclusivamente destes casos. Acompanhando as pessoas que foram infectadas e examinando todos aqueles que tiveram algum tipo de contato com elas neste período.
 

Ouvindo as recomendações dos especialistas, assim como em todos os eventos no mundo, também decidimos adiar a nossa tradicional Micareta, que há mais de oitenta anos movimenta Feira de Santana. Uma orientação que será aplicada em todos os eventos do município, que envolva aglomeração de pessoas, até que a situação seja normalizada.
 

É importante neste momento, mantermos a ordem e a tranquilidade, buscando as orientações corretas sobre os cuidados que devemos tomar. Informo à todos, que não pouparemos esforços para atender pacientes que venham a ter sintomas e realizar os procedimentos necessários.
Como cidadão feirense, lamento termos que adiar a micareta. Tenho a consciência tranquila de que esta é a melhor decisão. Sei que é a nossa maior festa, que seria um momento de felicidade, porém nossa maior alegria é com a saúde de nossa gente.

Colbert Martins