Na manhã de ontem (17), técnicos da Embasa constataram o furto de 15 hidrômetros na Estrada de Santa Rosa, no distrito João Durval, em Feira de Santana. A ação causou grande desperdício água, pois a retirada dos equipamentos causa vazamento na rede distribuidora.
A equipe da Embasa conteve os vazamentos e fez um levantamento da situação para abertura de boletim de ocorrência, já que o furto de hidrômetro é crime. A retirada de hidrômetro por terceiros causa vazamento, desperdício de água e prejudica o abastecimento do imóvel de onde foi retirado. Como os equipamentos precisam ficar em locais visíveis para a leitura, isso acaba facilitando os furtos. Os hidrômetros furtados serão substituídos sem custo para os moradores.
O principal atrativo para os ladrões é o material que compõe o hidrômetro, como é o caso do furto de outros equipamentos públicos como as sinaleiras. No entanto, a Embasa está apurando se o equipamento também está sendo furtado para realização de fraudes na rede distribuidora de água. Os infratores retirariam os equipamentos para instalar em outros imóveis e simular que ligações clandestinas são devidamente registradas na empresa.
O usuário cujo imóvel tenha o hidrômetro furtado deve informar à Embasa pelo telefone 0800 0555 195 para que a empresa providencie a substituição. A empresa também orienta que o usuário faça o registro da ocorrência na delegacia mais próxima para que a polícia possa realizar as devidas investigações, inibindo a prática. Nesse caso, o boletim de ocorrência foi registrado pela Embasa devido a grande quantidade de equipamentos furtados no mesmo local.
A Embasa não tem um número preciso sobre casos de vandalismo, porque as retiradas de hidrômetro são registradas sem distinção do motivo que levou à reinstalação do aparelho (seja por vandalismo, por quebra do aparelho, reposição periódica para atualização do parque de hidrômetros, entre outros).
As informações são da assessoria.