Moradores e pequenos agricultores da Zona Rural já podem comemorar antecipadamente as safras do próximo inverno, quando o milho aflorar apontando suas espigas para o céu, e o feijão se enramar pelo chão adubado com o suor que lhe escorreu do rosto para a terra adentro, enquanto preparava o roçado para receber os grãos abençoados.
É que o Governo Municipal acaba de adquirir uma frota de veículos orçada em aproximadamente R$130 milhões, destinada a promover uma série de ações que tanto abrangem a Zona Urbana quanto a todos os distritos de Feira de Santana.
Nesta primeira etapa, o prefeito Colbert Martins Filho entregou à comunidade seis patrols e duas pás carregadeiras que passam a integrar a frota da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, com vistas a dar manutenção as ruas e avenidas da cidade, mas, sobretudo, serão destinadas a Zona Rural.
De acordo com o secretário José Pinheiro, (Desenvolvimento Urbano), estes equipamentos vão ampliar a assistência que o Governo Municipal vem dando ao campo, tanto na manutenção das estradas vicinais, por onde escorrem o trânsito de pessoas e a safra da agricultura familiar, quanto na limpeza de açudes e aguadas.
Durante a entrega destes equipamentos, na manhã desta terça-feira, 28, no Espaço Cultural Marcos Moraes, na Avenida Getúlio Vargas, Colbert Filho anunciou mais uma leva de veículos e equipamentos que também foi adquirida pela Prefeitura, com a aprovação unânime da Câmara Municipal, e que estarão sendo entregues nas próximas semanas.
São mais dez caçambas tipo truck, com capacidade para 10 metros cúbicos; cinco caçambas tipo toco, com capacidade para 5 mil metros cúbicos; um caminhão toco com carroceria de aço; dois caminhões ¾ com carroceria de aço; duas escavadeiras hidráulicas com martelo; seis motoniveladoras (sendo uma com recurso do Ministério da Agricultura); mais duas pás carregadeiras, um trator esteira e duas retroescavadeiras.
Ao se dirigir as lideranças políticas e comunitárias que prestigiaram o evento, o prefeito agradeceu à Câmara Municipal por ter apoiado incondicionalmente o projeto do Executivo para a aquisição dos equipamentos, estendendo “esta conquista aos esforços de todo o Governo”.
As informações são da Secom.