Colaboração da população é essencial durante Bota Fora nas comunidades

Foto: Secom

Durante a ação de Bota Fora realizada nesta sexta-feira, 17, no bairro Serraria Brasil, diversas pessoas da comunidade colaboraram reunindo materiais inutilizáveis e potenciais criadouros do mosquito Aedes Aegypti. A iniciativa segue até esta segunda-feira, 20.

Nerivaldo Ferreira, serviços gerais, foi uma dessas pessoas. Ele trabalha nas proximidades do bairro e avalia como uma iniciativa importante. “Tirando essa sujeira dos imóveis e limpando as ruas acredito que reduz significativamente a quantidade de escorpiões, baratas e ratos encontrados nas ruas, inclusive focos do mosquito”, relata.

O Bota Fora nas comunidades foi retomado por iniciativa da Prefeitura, através das secretarias de Saúde, Serviços Públicos, Desenvolvimento Social e Superintendência de Trânsito, como estratégia no combate à eliminação do mosquito Aedes Aegypti.

O índice de casos suspeitos de dengue e chikungunya, recebidos pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Serraria Brasil, tem aumentado, o que deixa a Vigilância Epidemiológica municipal em alerta.

“Estamos fazendo a notificação dos casos que chegam para atendimento com sintomas semelhantes a essas arboviroses. Percebemos que são sintomas muito parecidos, e então acionamos de imediato a Vigilância Epidemiológica”, explica a enfermeira da UBS Serraria Brasil, Maria das Graças Passos.

Ainda de acordo com ela o descuido da população e a quantidade de terrenos baldios, casas abandonadas na região colaboram com a proliferação do mosquito.

“A população ainda não se conscientizou da sua responsabilidade como cidadão e sobre o seu papel na sociedade. Digo sempre que o perigo é de todos e o combate também. Temos reforçado as ações de educação em saúde e as visitas casa a casa, incluindo nas áreas descobertas, mas não podemos invadir terrenos e residências”, observa a enfermeira.

Em breve será divulgada a data da ação nos bairros Cidade Nova, Eucaliptos, Tomba, Brasília e Morrinhos.

Materiais como entulhos, sucatas e automóveis abandonados devem ser solicitados através do aplicativo Fala Feira 156.

As informações são da Secom